Entrevista a Tiago Moutinho «Lembro-me do João Pereira a falar no balneário depois da vitória sobre o Manchester City»
Tiago Moutinho recorda algumas histórias do antigo lateral, hoje treinador principal do Sporting, enquanto líder
- E o que dizes do João Pereira?
- Digo bem. Lembro-me que, como jogador, o João já se evidenciava, dentro do grupo, pela liderança e pela postura. E, depois, fez um trajeto muito bom, normal. Nunca joguei contra o João Pereira quando ele estava na equipa B, mas sei, porque fui mantendo contacto e vivendo a Liga 3, que as equipas dele sempre praticaram muito bom futebol. E sei que também tem uma equipa técnica muito competente, o que também é muito importante para ele neste primeiro passo, porque é um passo grande.
- Há até algumas semelhanças entre vocês, que passaram das camadas jovens do Sporting para a equipa principal, embora a partir de escalões diferentes…
- Sim. Também é preciso ver o que está para trás, não é? Agora o João Pereira vai... como todos sabemos, treinar uma equipa que já está mais ou menos montada, oleada, uma equipa com muita qualidade. O que o Ruben fez foi um excelente trabalho, nem é preciso dizer, por isso é que está no Manchester United. O próprio João disse isso, acho que não deve perder a sua identidade, mas ele sabe aquilo que tem de manter. Porque isto foi preparado, não é?
- Percebeste nele alguma coisa de treinador?
- Já foi há algum tempo, mas lembro-me que, no grupo, o João já era um líder. Tenho esta vaga ideia de... nós vencermos o jogo com o Manchester City, estarmos a festejar e ele falar no balneário para todos. E era ele que estava a pôr a música para nós festejarmos. Já são algumas coisinhas de liderança. Lembro-me de ser líder. Lembro-me também de uma história. Jogámos na Liga da Europa contra o Horsens e lembro-me de mostrarmos o adversário e de o João Pereira ter vindo falar comigo no final do jogo por causa da informação ter sido muita. Lembro-me desse episódio. Já era uma pessoa interessada. Já foi há algum tempo, mas essas são as imagens que recordo dele.