La Liga: Real Madrid imparável e Girona irreconhecível
Vinícius Jr. inaugurou o marcador (IMAGO)

La Liga: Real Madrid imparável e Girona irreconhecível

INTERNACIONAL10.02.202419:39

Vinícius Júnior e Jude Bellingham deram um banho de realidade à equipa catalã, que pode não ter o título como objetivo, mas não deixou de viver um autêntico pesadelo no Santiago Bernabéu

O Real Madrid só se importa com o seu sonho e esmagou as aspirações do Girona ao vencer por esclarecedores 4-0 na 24.ª jornada da La Liga

Já se sabia que seria o jogo mais complicado do Girona esta época, mas a equipa não tinha motivos para se desfazer da sua identidade e, por isso, entrou mandona em campo, pressionando o adversário. O Real Madrid respondeu logo aos 6’ quando Vinícius Júnior tirou um coelho da cartola e desferiu um remate colocado indefensável para Gazzaniga.

A partir daqui o Girona não se voltou a encontrar. Não sabia se devia recuar, ou jogar com a impetuosidade habitual. Já os merengues sabiam muito bem o que fazer: movimentos de rotura que quebravam a linha defensiva adversária.

Num desses, Bellingham aproveitou um passe de trivela de Vinícius perfeito que o deixou cara-a-cara com o guarda-redes. O inglês fez o segundo golo da equipa sem dificuldades…

… e levou os adeptos a entoarem o clássico Hey Jude, dos Beatles. 

Controlando a partida a seu bel-prazer, o Girona só conseguia ameaçar o golo através de acelerações ocasionais dos seus jogadores, mas os lances eram sempre bem controlados pela dupla improvisada de centrais de Tchouaméni e Carvajal

E aos 54’, Vinícius fez o que quis de Yan Couto, rematou para defesa incompleta de Gazzaniga e Bellingham apareceu no sítio certo à hora certa para encostar para o seu 20.º golo na época (e 16.º na La Liga). 

Somente sete minutos depois, Rodrygo fez o último golo da partida com um remate fortíssimo e colocado. Yan Couto voltou a ficar mal na fotografia – apesar de ter o cabelo pintado de cor-de-rosa, o ex-jogador do SC Braga certamente ganhou cabelos brancos com este jogo. 

A partida estava fechada e só algumas tentativas tímidas do Girona (que não fez nenhum remate enquadrado) interromperam a monotonia que foram os últimos 30 minutos de jogo.

Até que aos 89’, Yan Couto fez falta na grande área sobre Arda Guler (foi apenas o quarto jogo do turco na época), mas Joselu falhou a conversão do penálti ao acertar no poste.

O Real Madrid chega assim aos 61 pontos, tem mais cinco do que o Girona, e ainda com apenas uma derrota no campeonato (Atlético Madrid) caminha a passos largos para a conquista da La Liga. 

Recorde as incidências da partida:

Fim do encontro: Real Madrid 4-0 Girona

Não fosse o penálti falhado de Joselu, o Real Madrid teria acabado de marcar uma mão cheia de golos ao 2.º classificado do campeonato. Ainda assim, foi um jogo exemplar da equipa de Carlo Ancelotti. Tudo lhe correu bem e exatamente o contrário aconteceu ao Girona.

90' - Joselu falha o penálti! O avançado acertou no poste. O árbitro acaba com a partida logo de seguida. 

89' - Penálti para o Real Madrid! Como se o dia não pudesse piorar para Yan Couto, o lateral faz agora falta sobre Arda Guller (que cumpre apenas o segundo jogo na La Liga). 

87' - O melhor lance do Girona em todo o encontro. Recuperação de bola no meio-campo adversário e Yan Couto, em posição frontal, faz um remate que passa ligeiramente acima da baliza. A equipa ainda não rematou à baliza. 

83' - Brahim Díaz faz um remate que passa perto do poste. É a melhor oportunidade de golo para qualquer equipa desde o 4-0. 

75' - O jogo está praticamente fechado. O Girona tem mais bola nesta fase, mas não arrisca muito no ataque, tentando evitar um resultado ainda mais escandaloso. 

  • É um jogo perfeito do Real Madrid. Marca quatro golos em seis remates enquadrados e é defensivamente muito seguro, apesar de, recorde-se, Tchouaméni e Carvajal serem os centrais da equipa - e não dão espaço nenhum a Dovbyk. 

Rodrygo também marca à lei da bomba!

61' - Há goleada no Santiago Bernabéu. Yan couto volta a comprometer e Rodrygo tem todo o espaço e tempo desejável para rematar para o fundo das redes com muita qualidade. 

  • Bellingham vai sair de campo, para dar o lugar a Brahim Díaz. Bellingham chegou aos 20 golos na época após torcer o tronozelo e por isso é agora substituído. 

Bellingham a bisar!

55' - Vinícius Júnior troca as voltas por completo a Yan Couto e remata para defesa incompleta de Gazzaniga, até que aparece Bellingham no sítio certo à hora certa para encostar para o 3-0.

52' -  Bellingham no chão após torcer o pé esquerdo numa disputa de bola. O inglês volta pouco depois a campo.

Jude Bellingham muito queixoso (IMAGO)

47' - Ameaça o Girona! Miguel Gutiérrez invadiu a área do Real e fez um cruzamento perigoso, cortado por Lunin. 

Começa a 2.ª parte!

Intervalo: Real Madrid 2-0 Girona

A defesa do Girona não consegue conter o ataque móvel e vertiginoso do Real Madrid. A velocidade de corrida e de execução dos 'blancos' vai fazendo toda a diferença na partida. O Girona não está igual a si mesmo e precisa de fazer alguma alteração, quer seja ela tática ou de jogadores.

45+1' - Bellingham e Vinícius voltam a combinar, desta bez com o brasileiro a rematar, mas ao lado da baliza. 

41' - O Real Madrid troca a bola com alegria e eficácia. Para além de dominar, vai-se divertindo a jogar, num claro contraste com o nervosismo e a crescente apreensão da equipa catalã.

  • No Santiago Bernabéu volta-se a entoar o clássico intemporal Hey Jude, dos Beatles, para festejar o 19.º golo da temporada de Jude Bellingham. 

Bellingham chega aos 15 no campeonato!

36' - Golo é de Bellingham, mas a magia volta a ser de Vinícius! Brasileiro faz um passe de trivela perfeito para o inglês, que contorna o guarda-redes e atira para o 2-0.

27' - Os passes cruzados do Real Madrid causam muitos problemas ao Girona. Vini, Rodrygo, Bellingham e Lucas Vázquez fazem vários movimentos de rotura que os defesas adversários não conseguem acompanhar. 

22' - Livre estudado, com Kroos a dar a bola a Valverde, que remata forte mas à figura de Gazzaniga. 

21' - Impressionante a aceleração de Camavinga. O francês é um médio box-to-box completo e após acelerar com a bola nos pés, só foi travado por uma falta à entrada da área de Juanpe, que vê o cartão amarelo.

16' - Para além do golo, o Real Madrid está a causar uma crise de identidade no Girona, que é das equipas da La Liga que mais pressiona o adversário, mas nesta fase do encontro prefere recolher-se atrás e deixar os blancos trocarem a bola a seu bel-prazer. 

12' - Yan Couto está no chão com queixas. Médicos do Girona entram em campo e jogo é interrompido. Couto tentava cortar um passe de Camavinga, que o conseguiu executar e depois atingiu inadvertidamente o tornozelo do lateral do Girona.

Que golaço de Vinícius!

6' - O mágico brasileiro tirou um coelho da cartola. Na primeira vez em que ganha espaço, explora as entrelinhas do Girona e faz um remate potente e colocado, sem dar hipóteses a Gazzaniga. 

3' - O Girona começa mandão e encosta o Real Madrid no seu meio-campo. Quando recupera a bola, os merengues não têm problema em despachar a bola e aliviar a pressão. 

Começa a partida!

O Girona começa com a bola.

Ambos com 14 golos, Bellingham e Dovbyk são as principais figuras das suas equipas esta época.

  • Para além dos avançados, este também é um duelo entre dois guarda-redes em grande forma. Lunin, do Real Madrid, é o guardião com menos golos sofridos na La Liga - 15. Já Gazzaniga é o guarda-redes com menos golos sofridos na 2.ª volta no campeonato: apenas um nos últimos quatro jogos.

As equipas já realizam exercícios de aquecimento

Já há onzes - Tchouaméni e Carvajal são os centrais do Real

Real Madrid: Lunin; Lucas Vázquez, Carvajal, Tchouaméni, Ferland Mendy; Camavinga, Toni Kroos, Federico Valverde; Jude Bellingham; Rodrygo, Vinícius Júnior.

Girona: Gazzaniga; Yan Couto, Eric García, Juanpe, Miguel Gutiérrez; Iván Martín, Aleix García; Tsigankov, Portu, Sávio; Dovbyk.

Leia a antevisão ao encontro: 

Boa tarde! Pode acompanhar aqui em direto o jogo mais escaldante da 24.ª jornada da La Liga. O Girona quer escrever novo capítulo do seu conto de fadas no Santiago Bernabéu, onde o Real Madrid ainda não perdeu para o campeonato. Equipa de Carlo Ancelotti é favorita, mas não tem nenhum central de origem disponível para o encontro, fruto das lesões, de Nacho, Éder Militão, David Alaba e Rudiger.