La Liga: Girona vence o At. Madrid em jogo inesquecível
Após sete golos marcados, equipa-sensação do campeonato continua o seu conto de fadas
Foi de cortar a respiração: Girona e Atlético Madrid protagonizaram o jogo mais animado deste ainda curto ano de 2024, na 19.ª ronda da La Liga. Os catalães venceram por 4-3, num duelo que certamente ficará na memória de quem o viu.
A equipa orientada por Michel entrou no jogo com o pé direito… de Valery Fernández, que inaugurou o marcador (2’) com um remate de belo efeito e fez o golo mais rápido da história do emblema catalão na La Liga.
No entanto, o Atlético rapidamente restabeleceu o empate, iniciando aquilo que viria a ser uma excelente exibição de Álvaro Morata (14’).
Jogava-se a um ritmo altíssimo, cada bola era disputada com muita intensidade e este tipo de jogo beneficiou o Girona, que voltou para a frente do marcador quando Sávio (26’) aproveitou uma pressão alta eficaz dos seus colegas de equipa.
Aos 39’, foi a vez de Daley Blind fazer o gosto ao pé, na sequência de um canto curto – o defesa neerlandês não marcava qualquer golo desde dezembro de 2021.
O jogo parecia estar dominado pelo Girona, mas Morata não concordava com isso e fez questão de ainda bisar antes do intervalo (44’), dando esperanças ao colchoneros de discutirem o resultado na 2.ª parte.
E a equipa de Diego Simeone assim o fez: teve uma entrada muito forte após o intervalo e chegou com justiça à igualdade graças ao irrepreensível Morata (54’) – o espanhol de 31 anos fez o seu terceiro hat-trick da carreira e chegou aos 17 golos na época.
O Atlético foi crescendo ao longo da 2.ª parte, sendo muito forte na recuperação das segundas bolas, cansando a defesa adversária e obrigando o guardião Gazzaniga a realizar nove defesas.
Mas o Girona aguentou, sonhou e conseguiu mesmo a vitória, graças a um belo remate de Iván Martín já no período de descontos (90+1’) e que selou o resultado.
Este animadíssimo jogo terminou com 35 remates, 21 dos quais enquadrados e só os fãs dos colchoneros não terão gostado do mesmo, já que viram a sua equipa a somar a quarta derrota consecutiva em jogos fora de casa. A equipa soma 38 pontos e ainda pode ser ultrapassada no 3.º lugar.
Já o Girona fecha a 1.ª volta do campeonato com o registo impressionante de 48 pontos – 15 vitórias, três empates e apenas uma derrota). A equipa lidera a La Liga, juntamente com o Real Madrid.