José Mourinho une Turquia
Adeptos turcos muito entusiasmados com Mourinho na Alemanha (IMAGO)

A BOLA NO EURO José Mourinho une Turquia

INTERNACIONAL18.06.202422:53

‘Special one’ chegou ao Fenerbahçe e até adeptos dos rivais aprovam a mudança; Camisolas com o nome de Mourinho utilizadas por adeptos turcos; Muldur mostra-se entusiasmado a A BOLA

DORTMUND — Enquanto a equipa de reportagem de A BOLA percorria as artérias do BVB Stadium e nos cruzávamos com um ou outro adepto turco que confirmava de onde tinhamos vindo... eis que surgia logo uma espécie de grito de guerra: «José Mourinhoooooo!». Logo a seguir, a pergunta: «Porquê? Porque é que José Mourinho foi para a Turquia

A estupefacção e perplexidade são evidentes quando se fala da chegada de Mourinho ao Fenerbahçe, oficializada no início deste mês de junho. Um sentimento que afeta, talvez de forma transversal, todos os amantes do futebol, mas em especial, para aqueles que, a partir da próxima época, conviverão de perto com a realidade de special one.

A euforia dos adeptos turcos que hoje venceram a Geórgia por 3-1 (IMAGO)

De entre os milhares de adeptos turcos presentes em Dortmund para assistir à vitória (3-1) sobre a Geórgia, viam-se camisolas não só da seleção, mas também de clubes como de Fenerbahçe, Galatasaray ou Besiktas. E algumas delas — não só as das novas cores do técnico português — tinham, nas suas costas, o nome do bicampeão europeu. E todos com quem tivemos a oportunidade de falar, fosse qual fosse, a cor clubística, a opnião era unânime. «Mourinho não é merchandasing. É um dos melhores do mundo e vai tornar esta Liga mais rica. É óbvio que é muito bom para o país. Mourinho é bom para a liga turca e para o futebol da Turquia», contam-nos.

Se já é estranho ver isso em países mais moderados no que à paixão futebolística diz respeito, pensar-se-ia que, em solo turco, onde os estádios vibram, as claques cantam a plenos pulmões e, às vezes, o apoio extravasa os limites do aceitável (e até do legal...), Mourinho parece ter trazido esta aparente união, ainda que esperem pouco sucesso desportivo daquele que é um novo rival.

Turquia começa agora a preparar o duelo com Portugal (IMAGO)

Mert Muldur «É o special one

Ninguém melhor, porém, para falar do impacto de José Mourinho do que alguém que, após este torneio, estará diretamente às ordens assim que acabar o Euro 2024. Mert Muldur, marcador do primeiro golo da Turquia frente à Geórgia, é também jogador do Fenerbahçe. foi questionado por A BOLA sobre as sensações no início de época, que descreveu com grande entusiasmo. «É um grande treinador, o special one! Estamos felizes, assim que acabar o torneio, aqui, vamos logo para lá.»

O pontapé de Mudur num dos melhores golos do Torneio (IMAGO=

O próximo jogo da Turquia é, precisamente, com Portugal. Quem sabe se, no meio de tanto clubismo que se vive (e não só em terras turcas), alguns adeptos do Fenerbahçe esquecerão o vermelho e lhe adicionarão... um pouco de verde e amarelo.