Liga 3 João Pereira (Amora) pode bater Juca
João Pereira, treinador do Amora, 31 anos completados a 6 de fevereiro, pode tornar-se no mais novo treinador a conquistar um campeonato em Portugal. O Amora está na fase final da Liga 3 e pode conquistar a 2.ª edição da competição.
Até agora, o mais novo treinador a vencer um campeonato em Portugal é o húngaro Mihaly Siska, mais tarde naturalizado português, que conquistou o título no FC Porto, em 1938/1939, com 33 anos e 109 dias. Segue-se Júlio Cernadas Pereira, mais conhecido como Juca, que pelo Sporting venceu a Liga em 1961/1962, com apenas 33 anos e 134 dias. No início da época comandava os juniores dos leões, mas com a saída do brasileiro Otto Glória para os franceses do Marselha, o português assumiu a equipa principal e acabou a festejar o 11.º campeonato dos verde-e-brancos.
Luís Freire está na terceira posição deste ranking, pois em 2018, com 33 anos e 219 dias, o atual treinador do Rio Ave conquistou o Campeonato de Portugal pelo Mafra. Segue-se André Villas-Boas que conquistou o título pelo FC Porto, em 2010/2011, quando tinha 33 anos e 161 dias, levando os portistas de regresso à festa na Avenida dos Aliados, não perdendo qualquer jogo para o campeonato. Há ainda o sueco Sven-Goran Eriksson, vencedor do campeonato em 1983, quando tinha 35 anos e 107 dias.
João Pereira pode, assim, em caso de o Amora vencer a atual edição da Liga 3, tornar-se no mais jovem treinador de sempre a ganhar um campeonato em Portugal. Custódio Castro (SC Braga B), Agostinho Bento (Felgueiras), Leandro Pires (Alverca), Vasco Costa (Leiria), António Barbosa (Sanjoanense), Bruno Dias (Belenenses) e Ricardo Silva (Lank Vilaverdense), treinadores que lutam, igualmente, pelo campeonato da Liga 3, são todos mais velhos do que João Pereira.
Os amorenses, depois de terem ficado em 1.º lugar na Série B, querem agora assegurar a subida de divisão e, se possível, vencendo o campeonato. A última vez que o clube competiu na segunda liga foi em 1994/1995. A recuperação do Amora foi notória. Na segunda jornada ocupava o último lugar com zero pontos, mas acabou por conquistar o primeiro lugar. A equipa de João Pereira conquistou 48 pontos na Série B, igualando a pontuação da época passada do União de Leiria.