João Félix «carregou a equipa às costas»
Mesmo sem marcar, João Félix tem sido destaque no Barcelona. (IMAGO)
Foto: IMAGO

João Félix «carregou a equipa às costas»

INTERNACIONAL23.10.202311:53

A imprensa espanhola é unânime nos elogios à dupla portuguesa do Barça, ainda que Félix ande com 'pontaria a mais'

O Barcelona teve de lutar para vencer o Athletic Bilbao por 1-0 na décima jornada da La Liga, antes de defrontar o Real Madrid no próximo fim de semana. Para a imprensa espanhola, João Félix foi um dos melhores jogadores em campo.

O Diario As considerou que João Félix foi o melhor jogador dos ‘blaugrana’, dizendo que este «carregou a equipa às costas» e que, «a continuar com exibições deste nível, o Barcelona terá que ir ao fundo dos seus bolsos no próximo verão», para comprar o passe do português ao Atlético de Madrid

O Sport refere ainda «a maldição que começa a perseguir João Félix». No jogo de ontem, Félix, «com instinto de matador, fez um remate que parecia impossível de defender que, no entanto, acabou por bater na trave da baliza de Unai Simón, que só pôde seguir a bola com os olhos».

De facto, nos últimos quatro jogos na La Liga, o português não marcou qualquer golo, mas acertou nos ferros por três vezes: no empate com o Maiorca (2-2), na vitória sobre o Sevilla (1-0) e ontem, frente ao Athletic Bilbao. Apesar da pontaria a mais, Félix fez a assistência para o único golo do jogo, marcado pelo estreante Marc Guiu. Foi a terceira assistência do internacional português esta época, às quais também soma três golos marcados (e três bolas nos ferros).

Já sobre Cancelo, o As diz que este «fez um jogo superlativo, teve força suficiente para avançar, realizando um jogo muito completo, com um remate que também esteve muito perto do poste, que Unai afastou bem.».

A Marca elogia de modo semelhante a performance de João Félix: «Colocou a equipa nos seus ombros. Gerou jogo, teve oportunidades e acabou por assistir Guiu para o único golo do jogo. O menino continua a oferecer argumentos para acreditar, embora muitos estejam à espera que ele seja responsabilizado. O jogo contra o Real Madrid será o teste definitivo para ele».

Para além disso, como menciona o Mundo Deportivo, os dois internacionais portugueses fizeram questão de felicitar Marc Guiu nas redes sociais, por este ter marcado o golo da vitória e que mantém o Barcelona no segundo lugar da La Liga, com apenas menos um ponto do que Real Madrid e Girona.

Acerca de Guiu, o jovem de 17 anos, formado no Barcelona, foi naturalmente o centro de todas as atenções após o jogo de ontem, inclusive de João Cancelo, que, como o Sport menciona, fez «um pedido surrealista a Marc Guiu»: «Tens de comprar um jantar. Tens de nos comprar um jantar no McDonald's».