Espanha Irmão de Gudelj sofre paragem cardiorrespiratória em campo

INTERNACIONAL25.03.202320:32

Viveram-se momentos de angústia e tensão extrema na tarde deste sábado no Estádio El Arcangél, em Córdoba, com o jogo interrompido aos 10, após o lateral-esquerdo da formação local, o sérvio Dragisa Gudelj, de 25 anos - irmão do médio ex-Sporting (2018/19), agora no Sevilha e estrela da seleção Sérvia, Nemanja Gudelj de 31 anos – ter sofrido uma paragem cardiorrespiratória em pleno campo, no encontro diante do Racing de Ferrol, da 3.ª divisão da Liga espanhola.

Um jogo que tinha começado animado nas bandacas, e com 1-1 aos nove minutos – Manzanara adiantou os visitantes no marcador (0-1) aos 7’, Luis Ledesma igualou para os anfitriões aos 9’ (1-1) – virou… silêncio sepulcral quando todos se lembraram do sucedido com o dinamarquês Christian Eriksen no Euro-2020 (jogado em 2021).

De pronto os médicos das duas equipas, enfermeiros e demais pessoal de emergência no recinto acorreram ao local e iniciaram a massagem e as manobras de reanimação ao jogador, que, depois, já estabilizado, recuperou a consciência e os sinais vitais, decorridos dez minutos de expetativa, para alívio geral e aplauso de todos, jogadores e público.

A partida não mais foi reatada pelo árbitro, Sesma Espinosa, que, em consenso e conjunto com os jogadores, resolveu, temeroso quando ao problema ocorrido, terminar o jogo por ali… enquanto Dragisa Gudelj, ainda desnorteado e sem noção do perigo extremo de vida que correu, quis, segundo a imprensa do país vizinho… voltar a jogar.

Em comunicado divulgado na sua página na rede social Twitter, o Córdoba já agradeceu aos seus médicos, José Miguel Bretones, Antonio Escribano e Martín Luna, bem como aos enfermeiros Álex Rueda e Fran Plaza, a pronta intervenção, que terá salvo a vida ao jogador croata neste dia. O emblema da Andaluzia agradeceu, também, à medica Verónica Arroyo e ao cardiologista José María Segura.

A última atualização do estado clínico de Dragisa – que em dois anos no V. Guimarães, alinhou em 17 encontros mas pela equipa B dos minhotos (2 golos), entre 2018 e 2020 -, feita na mesma rede social pelo clube, dá conta de que Dragisa «está em repouso, monitorizado e em observação próxima».

Veja aqui os 'tweets' das últimas novidades do estado de 'Dragi' - como é conhecido - publicados pelo Córdoba CF já ao final do dia deste sábado:

Tags: