Inter-Roma: Mourinho quer voltar a ser feliz em Milão
José Mourinho está sem clube desde que foi despedido da Roma (Foto: IMAGO)
Foto: IMAGO

Antevisão Inter-Roma: Mourinho quer voltar a ser feliz em Milão

INTERNACIONAL29.10.202308:34

O português não vai estar no banco, por castigo, mas quer repetir vitória da época passada. Inter vai lutar para se manter na liderança isolada da Serie A, num Giuseppe Meazza que terá mais de 75 mil adeptos

A Roma visita o terreno do Inter este domingo, às 17.00 horas, pela 10º jornada da Serie A, mas José Mourinho não estará no banco da Roma, por ter sido castigado na vitória contra o Monza (1-0), naquele que seria o seu regresso ao Giuseppe Meazza, casa onde foi muito feliz quando orientou o Inter (entre 2008 e 2010).

Os giallorossi chegam a este jogo num bom momento de forma, com cinco vitórias consecutivas para todas as competições. No entanto, devido ao mau início de campeonato (um ponto conquistado nas primeiras 3 jornadas), a equipa está no 8º lugar, com 14 pontos e a bater à porta dos lugares de acesso às competições europeias. 

Mourinho foi expulso frente ao Monza devido a este gesto

A Roma tem-se destacado pela consistência defensiva e só sofreu um golo nos últimos cinco jogos. A equipa regista também o segundo melhor ataque do campeonato em termos de golos marcados (20, os mesmos que o Nápoles), estando apenas atrás do Inter (com 24 golos marcados).

Os nerazzurri estão isolados no 1º lugar da Serie A, com 22 pontos (mais um do que o Milan) e também têm o menor número de golos sofridos (5). 

Apesar disso, a equipa não ganhou nenhum dos últimos dois jogos que disputou em casa: o primeiro, uma derrota com o Sassuolo (1-2) e o segundo, um empate com o Bologna (2-2). Por seu lado, a Roma também só ganhou um dos três jogos que disputou como visitante (frente ao Cagliari, por 1-4). 

Outro dos fatores interessantes a seguir neste jogo será o regresso de Romelu Lukaku a Milão – o belga jogou pelo Inter entre 2019 e este ano (com uma passagem pelo Chelsea pelo meio), fez 78 golos pelo clube e ganhou a Serie A, mas saiu do Inter de uma forma que os adeptos nerazzurri não gostaram. 

Outra questão que pode influenciar o jogo são os lesionados da Roma. Dybala voltou aos treinos sem limitações esta semana, mas a sua utilização ainda é uma incógnita. Depois, o luso Renato Sanches, Lorenzo Pellegrini, Tammy Abraham e Marash Kumbulla continuam de fora, estando também a presença de Chris Smalling em dúvida.

No que toca ao estilo de jogo, ambas as equipas alinham com três centrais, dependem do meio-campo para preservar a posse de bola e atacam muito pelas alas. Tendo todas estas características em comum, resta saber quem tirará o melhor proveito delas. 

Recorde-se que, na época passada, a Roma ganhou na casa do Inter por 1-2. Já no histórico de confrontos entre as duas equipas, os de Milão estão em clara vantagem, tendo 89 vitórias, contra as 59 da Roma. Ainda houve 58 igualdades entre as duas equipas. 

Este jogo será apitado pelo experiente Fabio Maresca, de 42 anos, ele que curiosamente já estivera na vitória do Inter em casa da Roma (0-2) na temporada passada. 

Inter

Sistema: 3x5x2

Onze provável: Sommer; Pavard, Acerbi, Bastoni; Dumfries, Barella, Çalhanoğlu, Mkhitaryan, Dimarco; Marcus Thuram, Lautaro Martínez

Treinador: Simone Inzaghi

Lesionados: Juan Cuadrado e Marko Arnautovic

Figura: Lautaro Martínez. O avançado argentino está a ter um arranque de época fenomenal, tendo já marcado 11 golos em 9 jogos no campeonato. Para comparação, o segundo melhor marcador da Serie A, Victor Osimhen, tem 6 golos marcados. Rápido nas suas movimentações e com qualidade no remate, Martínez está a afirmar-se como um dos melhores avançados a jogar na Europa.

Lautaro Martínez (IMAGO)

O que diz o treinador, Simone Inzaghi: «Vai ser importante a forma como entrarmos neste jogo. Temos de mostrar que conseguimos recuperar a nossa força física e mental. O Lukaku não está nas nossas mentes, só estamos a pensar na Roma como uma equipa que tem muitos jogadores importantes, tais como o Lukaku e muitos outros.»

Roma

Sistema: 3x5x2

Onze provável: Rui Patrício; Mancini, Llorente, Ndicka; Karsdorp, Cristante, Leandro Paredes, Aouar, Spinazzola; Belotti, Lukaku 

Treinador: José Mourinho

Lesionados: Renato Sanches, Lorenzo Pellegrini e Marash Kumbulla

Figura: Romelu Lukaku. O avançado belga está a tirar partido da sua experiência prévia com José Mourinho no Man. United e, como resultado, tem-se adaptado bem à Cidade Eterna, tendo 8 golos marcados em 10 jogos para todas as competições. Para além da capacidade goleadora, o jogador de 30 anos também tira partido do seu físico e da sua velocidade, sendo, por isso, a principal referência ofensiva da Roma.

Romelu Lukaku (IMAGO)

O que diz o treinador, José Mourinho: «Infelizmente, vão ser duas equipas completamente diferente. Existe uma [Inter] que tem duas equipas, dois jogadores para cada posição e muito combustível. A outra [Roma] tem várias dificuldades. Queria fazer uma substituição [contra o Slavia de Praga] e vi cinco miúdos no banco. O Inter é a equipa mais forte em Itália, mas vamos a Milão lutar pela vitória.»