IFAB estuda implementar período de exclusão por protestos excessivos com os árbitros
A informação é avançada pelo 'The Times', que refere que a hipótese vai ser abordada e analisada nas próximas reuniões do organismo
O International Board (IFAB), responsável pela manutenção e alteração das regras do futebol, está a estudar a possibilidade de implementar uma espécie de exclusão para diminuir a agressividade e as reclamações de jogadores com árbitros.
A informação é avançada pelo The Times, que refere que a hipótese vai ser abordada e analisada nas próximas reuniões do organismo.
Entre as possibilidade estaria um novo tipo de punição disciplinar durante os jogos, além dos cartões amarelo e vermelho. Os árbitros poderiam excluir os atletas por um período de 10 minutos quando considerassem que estes ultrapassaram os limites na contestação de uma decisão.
De acordo com a mesma fonte, esta medida tem sido testada nos escalões de formação de Inglaterra desde 2019.
«Os jogadores não se podem preocupar tanto em receber um cartão amarelo por dizerem algo inapropriado ao árbitro, mas pode fazer uma grande diferença se souberem que isso significa que poderão estar fora do campo parte do jogo», explicou Lukas Brud, CEO da IFAB, citado pelo The Times.