IberCup com Mourinho embaixador, Bragança e Kika padrinhos…e talvez visitantes
O presidente da IberCup, Filipe Rodrigues (à esquerda), acompanhado pelo vereador para o Desporto da Câmara Municipal de Cascais, Francisco Kreye (ao centro), na apresentação da edição de 2024 da competição. Foto: D.R.

IberCup com Mourinho embaixador, Bragança e Kika padrinhos…e talvez visitantes

NACIONAL21.03.202419:10

Competição de futebol jovem decorrerá em Cascais na próxima semana, com o prestigiado treinador como embaixador e também como a atacante do Benfica e o médio do Sporting como padrinhos

O hotel Pestana Cascais recebeu a cerimónia de apresentação da edição de 2024 da Iber Cup Cascais, competição de futebol jovem que decorrerá no município cascalense na próxima semana, entre os dias 28 e 31 de março, com a participação de mais de 300 equipas (com recorde de participantes), oriundas de vários cantos do Mundo e incluindo vários emblemas de renome, começando pelos portugueses Benfica, Sporting e FC Porto, mas também outros de nomeada internacional como Milan, Chelsea, Atlético de Madrid ou PSG.

Na sua edição deste ano, a IberCup Cascais terá José Mourinho como embaixador e ainda os jogadores Daniel Bragança e Kika Nazareth como padrinhos. O prestigiado treinador e os dois atletas eram aguardados no evento, mas não marcaram presença, tendo ao invés deixado vídeos de agradecimento pelo convite e de incentivo ao elevado número de jovens provenientes de inúmeros países para que desfrutem da experiência e compitam entre si pela conquista da competição.

«A estes jovens jogadores, a mensagem principal obviamente que é a de se divertirem, estarem com os seus verdadeiros amigos, que são os que jogam na sua equipa a lutarem por um objetivo comum de confraternizarem, de respeitarem e fazerem inclusive contactos e amigos para o futuro com todos os outros jovens de tantos outros países e tantos clubes, sem perderem nunca a lógica que nos move, ainda que em criança, de tentar sempre o melhor e tentar sempre ter o melhor resultado possível», transmitiu o credenciado técnico.

José Mourinho será o embaixador para a edição de 2024 da IberCup Cascais. Foto: IberCup.

Kika Nazareth, que ainda esta terça-feira competiu ao serviço do Benfica pelos quartos de final da Liga dos Campeões feminina, alinhou pela mesma ideia de partilha que o futebol proporciona.  «O futebol traz tanta coisa…traz pessoas. Tenho um pouco esta parte sentimental, claro que o futebol traz vitórias, traz derrotas, aprendizagens…mas sobretudo pessoas, porque querendo ou não – e agora falo mais de mim e do Benfica – nós passamos quase 24/7 com estas pessoas e são elas que melhor nos conhecem», salientou.

Plenamente de acordo com a madrinha do torneio, Kika, estava o padrinho, Daniel Bragança. «Acho que o futebol consegue trazer um pouco de tudo à nossa vida, dá-nos grandes ensinamentos a nível pessoal e profissional, mas na fase em que estes jovens se encontram acho que traz, principalmente, recordações, porque vivem grandes momentos e conseguem jogar em dias muito reduzidos contra grandes equipas e isso, para eles, traz adrenalina. Na altura era igual para mim, eu adorava…», lembrou o médio do Sporting.

O apoio de três personalidades tão importantes do futebol nacional e internacional ao torneio do qual é fundador orgulhou Filipe Rodrigues, presidente da competição, que deixou no ar a garantia de que tudo fará para contar com a presença física dos três no decorrer da competição. «São figuras do nosso futebol que neste momento estão em alta, quer a Kika como o Daniel e o próprio José Mourinho. São muito requisitados para vários tipos de ações e a sua própria vida profissional cria algumas limitações», reconheceu.

«Contamos com eles, quer durante o evento, quer nas finais e na celebração de entrega de prémios», deixou, em jeito de promessa, Filipe Rodrigues que reconheceu ainda a satisfação por, pela sua parte, contribuir para a formação de tantos jovens atletas e com um caso em especial, que passou pela competição. «Assim de repente, lembro-me perfeitamente do Gonçalo Ramos, com 14 anos, de ter jogado a competição. Por acaso não foi cá em Portugal, foi na IberCup dos EUA», lembrou, sorridente.

«Há mais jogadores que representam os seus clubes enquanto são jovens e mais tarde acabam por ter essa experiência e essa memória. É também um marco importante para nós», salientou o responsável máximo pelo torneio, que na apresentação foi acompanhado por Francisco Kreye, vereador da Câmara Municipal de Cascais para o Desporto, que destacou o esforço conjunto para que um evento desta dimensão possa ter lugar, tendo em atenção que no verão se realiza também a IberCup Cascais.

«São inúmeros os departamentos que se concentram na organização da IberCup. Falamos desde as nossas escolas aos transportes, ao que são as equipas de desporto e logística envolvidos neste torneio e sem um verdadeiro trabalho de equipa nada disto seria possível», assinalou, visivelmente satisfeito.