Histórico Vitória de Setúbal é um dos oito clubes que descem ao Campeonato de Portugal

Liga 3 Histórico Vitória de Setúbal é um dos oito clubes que descem ao Campeonato de Portugal

NACIONAL07.05.202300:06

Fechadas as contas (também) da fase de permanência, salta à vista a queda de um histórico: o Vitória de Setúbal desceu ao Campeonato de Portugal.

Os sadinos não dependiam apenas de si para conseguirem a manutenção e nem a vitória sobre o Oliveira do Hospital, na noite deste sábado, foi suficiente para garantirem presença na edição da Liga 3 na época 2023/2024.

A despromoção do Vitória de Setúbal foi acompanhada por outros sete clubes: São João de Ver, Montalegre, Paredes, Vitória de Guimarães B, Real, Fontinhas e Moncarapachense.

Na Série 1 desta fase de manutenção, a última jornada reservava uma luta titânica entre Varzim e São João de Ver, que estavam separados por dois pontos. Já com o Fafe bem seguro e o Montalegre despromovido, os poveiros dependiam apenas de si para selar a permanência, mas tinham de vencer para não terem de esperar pelo resultado do adversário direto. Os comandados de Vítor Paneira fizeram a sua parte, derrotando os fafenses (1-0), de nada valendo, por isso, ao conjunto malapeiro o triunfo sobre o Montalegre (2-1).

A Série 2 tinha em agenda um jogo escaldante: Anadia - Paredes. O emblema da Bairrada partia atrás dos nortenhos, com três pontos de desvantagem, mas um triunfo era o garante da permanência - na primeira volta tinha-se registado um empate (1-1). E foi com um final digno dos melhores filmes de suspense que o Anadia chegou ao triunfo, com o golo que deu o 2-1 a surgir no penúltimo minuto de compensação. Imagine-se a explosão de alegria na Bairrada e a desilusão em Paredes... O Vitória de Guimarães B, que empatou com o Canelas (1-1) já estava 'condenado' à descida, e o Canelas já tinha a permanência assegurada.

Também na Série 3 houve fortes emoções até ao apito final das duas partidas. Estava tudo por decidir entre Oliveira do Hospital, Vitória de Setúbal e Sporting B (por esta ordem classificativa até esta ronda), sendo que os sadinos eram a única equipa a quem vencer não chegava. Ou melhor, chegava, desde que esse triunfo fosse por 2 ou mais golos de diferença - na primeira volta o Oliveira do Hospital tinha ganho em casa ao Vitória de Setúbal, por 2-0, mas, em caso de devolver o resultado, a formação do Sado ficaria empatada no confronto direto com os serranos mas com melhor diferença entre golos marcados e sofridos ao longo das seis jornadas desta fase. Ora, o Vitória de Setúbal conseguiu mesmo chegar ao 2-0, sendo que, nesse momento, em nada importava o resultado que se verificava entre o Sporting B e o Real. No entanto, um golo do Oliveira do Hospital, aos 89 minutos (!) selou a queda dos sadinos e selou a permanência dos oliveirenses.

À mesma hora, em Alcochete, o Sporting B teve de suar para conseguir manter-se na Liga 3. Os jovens leões foram para o intervalo em desvantagem na receção ao Real, mas uma segunda parte mais competente valeu à formação verde e branca uma reviravolta (que golaço de Fatawu!) que garantiu a manutenção.

Por fim, a Série 4, onde já estava tudo resolvido. Acontecesse o que acontecesse nesta jornada, Académica e Caldas já tinham bilhete tirado para a Liga 3 da temporada vindoura, ao invés do Fontinhas e do Moncarapachense, cujo destino lhes reserva competir no Campeonato de Portugal em 2023/2024.