Shakhtar Donetsk Hamburgo será casa emprestada na fase de grupos da Champions
O Shakhtar Donetsk vai ficar baseado em Hamburgo para disputar os jogos caseiros da fase de grupos da Liga dos Campeões. O clube ucraniano, que integra o pote 3 do sorteio da liga milionária, marcado para dia 31 de agosto, e que pode por isso ser adversário do Benfica (pote 1) ou do FC Porto (pote 2) - o SC Braga entra no pote 3 se vencer o play-off com os gregos do Panathinaikos -, anunciou esta quinta-feira que «chegou a um acordo com o Hamburgo SV, com a concordância da UEFA», para disputar os três jogos como visitado no Volksparkstadion.
Na época passada, recorde-se, a equipa ucraniana encontrou guarida em Varsóvia, na Polónia, que serviu de casa emprestada ao longo da campanha europeia efetuada.
O Shakhtar Donetsk, recorde-se, desde 2014 que anda com a casa às costas. Primeiro fê-lo dentro da própria Ucrânia, devido às ações violentas dos separatistas russos na região de Donetsk, mas desde a invasão russa que não mais pôde ter a sua base no país que continua em conflito.
Na Alemanha, o Shakhtar vai procurar contar com o apoio dos muitos ucranianos que se refugiaram no país. «Em primeiro lugar, queremos agradecer a Varsóvia e ao povo polaco pelo apoio que nos deram durante os jogos da anterior campanha europeia. Considerámos várias opções para a nova época e optámos por Hamburgo, temos a certeza de que os jogos no Volksparkstadion serão ao mais alto nível e com o apoio de adeptos locais e ucranianos, que vivem atualmente na Alemanha ou em outros países europeus», afirmou Dmytro Kyrylenko, diretor do emblema ucraniano.