31 março 2024, 10:37
Fernando Gomes destaca «110 anos de dedicação, paixão e empenho» da FPF
Presidente da Federação Portuguesa de Futebol fala num «marco histórico»
O Portugal Football Observatory analisou as infraestruturas e praticantes de futebol e futsal em Portugal
O Portugal Football Observatory, da Federação Portuguesa de Futebol, apresentou um estudo onde analisa as infraestruturas e o número de praticantes de futebol e futsal em Portugal, e onde, num dos critérios, coloca Leiria à frente de Lisboa.
No que respeita à utilização dos campos pelas equipas, Leiria apresenta assim um nível de aproveitamento de 29,6, bem longe da capital que apresenta um nível de saturação de 15,9. Ainda assim, Leiria está longe de chegar às 275 infraestruturas existentes em Lisboa, possuindo apenas 78. Já Porto e Braga aparecem em segundo e terceiro lugar, com um número total de 272 e 250 infraestruturas, respetivamente. O distrito com um número mais baixo acaba por ser Portalegre, com apenas 38 campos.
Outra das conclusões a retirar é que, dentro de um total de 7869 infraestruturas identificadas, 64% estão concentradas em distritos no litoral, enquanto, por exemplo, o interior do país apresenta apenas uma percentagem de 29%. O norte do país também acaba por ganhar ao centro e ao sul com 45% de infraestruturas. Para além disso, e como já seria de esperar, percebe-se que os campos de futebol são mais utilizados por equipas do que os de futsal.
O futsal ganha ao futebol é no número de campos... e de goleada. Portugal possui 5.797 infraestruturas de futsal (68% são ao ar livre), face a apenas 2.072 de futebol, que são constituídos na sua maioria por 944 relvados sintéticos (51%), sendo que há apenas 493 relvados naturais, o que perfaz uma percentagem de 26%.
31 março 2024, 10:37
Presidente da Federação Portuguesa de Futebol fala num «marco histórico»
[Artigo atualizado e corrigido às 18h10]