Fernando Gomes destaca «110 anos de dedicação, paixão e empenho» da FPF
Presidente da Federação Portuguesa de Futebol fala num «marco histórico»
Fernando Gomes, presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), assinalou este domingo os 110 anos da instituição que lidera, falando num «marco histórico».
O dirigente lembrou a «responsabilidade não apenas desportiva, mas também social» da FPF, que além de promover o desporto em Portugal tem reforçado o compromisso de «incentivar a atividade física» no País.
Leia a mensagem na íntegra:
A Federação Portuguesa de Futebol festeja hoje o seu 110.º aniversário. Trata-se de celebrar um marco histórico, sem dúvida, mas que não é mais do que a renovação anual da nossa responsabilidade não apenas desportiva, mas também social.
São 110 anos de dedicação, paixão e empenho em promover o futebol e o desporto e, desde há muito, com um compromisso cada vez maior em incentivar a atividade física em Portugal.
O desporto é uma ferramenta poderosa de transformação e é nossa responsabilidade assegurar que todos tenham acesso a ele. O papel que a FPF desempenha não pode limitar-se à organização do edifício do futebol e das provas que estão sob sua tutela. Como temos dito repetidamente, somos mais do que uma federação.
Conscientes dessa missão lançámos em abril de 2022 um plano estratégico que rompe fronteiras e rasga horizontes. O Futebol 2030 integra programas inclusivos e educativos que visam levar o desporto a um maior número de pessoas e de todas as idades.
Os resultados de programas como A Hora dos Superquinas são verdadeiramente assinaláveis e entusiasmantes e animam-nos a prosseguir num caminho que percorremos com os nossos aliados de sempre e com a inestimável cooperação dos municípios. Do mesmo modo, lançámos o Walking Football que cresce em número de praticantes e se estende pelo País fora, promovendo o convívio e a atividade física.
Desporto para Todos é o lema que nos inspira neste aniversário e que terá, aliás, uma conferência dedicada esta semana na Cidade do Futebol, onde juntamos personalidades da Sociedade Civil, responsáveis das principais federações desportivas do País e atletas de elite para refletir sobre o papel de todos nós na sociedade.
A FPF tem trabalhado para modernizar, capacitar e profissionalizar o futebol em todas as suas vertentes. Desde a formação de jovens talentos até à valorização do futebol feminino, estamos empenhados em construir um futuro mais sustentável e inclusivo para o desporto em Portugal.
Quero expressar o meu profundo agradecimento a todos os atletas, clubes, associações distritais e de classe que colaboram diariamente connosco no desenvolvimento do futebol e que tanto têm contribuído para o aumento de praticantes, para os resultados desportivos das nossas seleções nacionais e para o reconhecimento nacional e internacional do País. Sem a vossa dedicação e empenho, nada disto seria possível.
Agradeço também aos nossos parceiros, cujo apoio e envolvimento têm sido fundamentais para o nosso sucesso desportivo e no impacto da nossa intervenção social que tem procurado ajudar os mais necessitados e carenciados. Juntos, estamos a construir um futuro mais promissor e inclusivo para Portugal.
Manifesto a minha gratidão aos órgãos sociais que me têm acompanhado com solidariedade institucional, mas sobretudo com partilha e comunhão de ideais e ambições.
Quero ainda dedicar uma palavra especial a todos os funcionários da FPF. O vosso trabalho árduo e comprometimento são a força motriz que nos permite alcançar os nossos objetivos e tornar o desporto uma força positiva na vida das pessoas.
Que este 110º aniversário seja apenas o início de muitos mais anos de sucesso e crescimento para a Federação Portuguesa de Futebol. Continuaremos a trabalhar para promover o desporto e os valores éticos que o acompanham.