Exclusivo A BOLA Há nove anos que Jonas assinou pelo Benfica: «Uma história muito bonita»
Chegou depois do fecho do mercado e tornou-se num ídolo dos benfiquistas
Jonas iniciou aventura no Benfica em setembro de 2014. «Lembro-me da janela de verão fechada, do meu entusiasmo, da Luz», começa por dizer a A BOLA.
No dia 12 de setembro de 2014, Jonas tornou-se oficialmente jogador do Benfica, clube onde brilharia por cinco épocas, com golos e títulos empilhados na sala de troféus do clube e nas memórias do jogador, a viver hoje em Ribeirão Preto, no estado de São Paulo, ao lado da pequenina Taiúva natal.
«Nove anos já...», começa em tom de desabafo o ex-jogador, agora com 39. «Lembro-me de chegar com muitas expectativas, com muito entusiasmo, foi logo depois da janela de transferências fechar, tinha a hipótese do Sevilha, mas o Valência não me libertou, e de outras equipas, mas quando surgiu o interesse do Benfica senti logo que era ali que devia prosseguir a minha carreira na Europa», recorda. «E não me enganei: começou há nove anos uma história minha muito bonita no clube.»
Do Benfica, até então, Jonas não sabia muito mais do que o essencial: «Sabia que era grande, mas não tanto.» «Eu nunca tinha defrontado o Benfica, mas já meio que o conhecia porque naquele ano chegou à final da Liga Europa com o Sevilha, que nos havia eliminado nas meias-finais, então sabia que se tratava de uma grande equipa, mas chegar ao Estádio da Luz não deixa de causar impacto a qualquer um. Depois, recordo-me de perceber que teria de lidar com a pressão de ganhar sempre, de lutar por todos os títulos... boas memórias», afirma, num discurso carregado de nostalgia.
(Veja o vídeo da estreia de Jonas pelo Benfica, a 5 de outubro de 2014)