16 novembro 2024, 21:54
Gyokeres decisivo na subida de divisão da Suécia na Liga das Nações
Avançado do Sporting marcou e assistiu, tal como Isak, na vitória sobre Eslováquia, garantindo o primeiro lugar do grupo
Avançado do Sporting cresceu com Isac Lidberg, atual atacante do Darmstardt, que se estreou na convocatória da equipa principal da Suécia, neste estágio de novembro
Viktor Gyokeres estreou-se pela Suécia a 8 de janeiro de 2019, numa derrota com a Finlândia (0-1), tendo feito o seu primeiro golo três dias depois, num empate a duas bolas com a Islândia, ambos amigáveis. Quase seis anos depois, o avançado do Sporting, agora com o estatuto de titular indiscutível pelo seu país, reencontrou um amigo de infância na seleção nacional, Isac Lidberg, atacante do Darmstardt, equipa da Bundesliga 2, e atual segundo melhor marcador dessa liga.
O ponta de lança também de 26 anos estreou-se na convocatória da equipa principal sueca neste estágio de novembro, mas não chegou a pisar o relvado na receção vitoriosa à Eslováquia, por 2-1, precisamente com golo e assistência de Gyokeres, tendo nova oportunidade esta terça-feira, com o Azerbaijão, de Fernando Santos, também em casa.
16 novembro 2024, 21:54
Avançado do Sporting marcou e assistiu, tal como Isak, na vitória sobre Eslováquia, garantindo o primeiro lugar do grupo
Gyokeres e Lidberg cresceram em Liljeholmen (Estocolmo) e frequentaram a mesma turma, sendo que continuaram a manter o contacto, apesar dos muitos quilómetros que os separam. Novamente juntos na seleção, Lidberg revelou o momento em que contou ao seu compatriota que tinha sido convocado.
«Não jogámos juntos, mas estamos aqui. É muito divertido vê-lo e também ao Viktor Johansson, com quem também andei na escola. É divertido ver muitos amigos. Temos um grupo, mas o Gyokeres foi o primeiro a saber. Acho que ele pensou que eu estava a brincar. Escrevi uma coisa rápida, mas espero que ele tenha ficado contente», disse, em entrevista ao sportbladet, agradecendo-lhe ainda por ter ajudado no processo de integração na equipa.
Isac Lidberg contou também o momento em foi surpreendido com a convocatória: «Primeiro foi a federação que telefonou. Estávamos a tentar resgatar o meu irmão mais novo para os sub-19 do Darmstadt. Depois, falámos com a federação sobre as bolsas de formação e isso, por isso pensei que fosse por causa disso. Pensei… ‘m…, estão a ligar um pouco tarde', porque eram dez e meia, mas depois apercebi-me que era para mim e foi muito bom», explicou.
O seu pai, Martin Lidberg, foi medalhista de ouro no Mundial de luta livre e o filho revelou que ainda chegou a praticar luta livre com Gyokeres. «Isso provavelmente trouxe alguns benefícios ao nível do equilíbrio, da coordenação e da explosão. O meu pai treina-me desde que eu era muito novo, isso deu-me muito. Gyokeres é grande e forte, mas a luta livre também tem muita técnica. Provavelmente levei-o para lá», finalizou.