Sporting Gyokeres pronto para ir a jogo
Avançado jogou 154 intensos minutos pela seleção, mas está 100 por cento disponível para Amorim; sueco, Paulinho e Pedro Gonçalves marcaram todos os golos do leão; Diomande também às ordens
Viktor Gyokeres desfez as dúvidas no treino desta sexta-feira: está pronto para ir a jogo este domingo, como o Moreirense, mesmo depois de dois jogos, 154 minutos intensos, ao serviço da seleção da Suécia. O avançado deu resposta positiva na Academia Cristiano Ronaldo e por isso o treinador pode avançar com o trio goleador, composto pelo sueco, por Paulinho e Pedro Gonçalves, para atacar o jogo da 5.ª jornada.
Primeiro 64 minutos (com um golo) na goleada à Estónia, 5-0 no passado sábado. Depois 90’ nas pernas na derrota (1-3) com a Áustria, também no apuramento para o Campeonato da Europa de 2024. Jornada internacional intensa para o avançado sportinguista, a levantar dúvidas sobre a condição física para o jogo da Liga. Forte, possante, o sueco apresentou-se em boas condições no treino desta sexta-feira, o primeiro já com o plantel completo depois da jornada das seleções.
Gyokeres, 25 anos, a mais cara contratação da história do Sporting – 20 milhões de euros para o Coentry –, é peça fulcral no ataque de Rúben Amorim. Mas não é o único. Porque o ataque tem também Paulinho e Pedro Gonçalves que, juntos, são os responsáveis diretos pelos sete golos marcados pelos leões esta temporada, em quatro jogos na Liga.
Tudo começo na primeira jornada com dois golos de Gyokeres e um de Paulinho, decisivo para desempatar o 2-2 já no tempo de compensação. Nas duas jornadas seguintes, só deu Paulinho: dois golos no 2-1 ao Casa Pia; um golo no 1-0 ao Famalicão. Na jornada 4, golo de Pedro Gonçalves, agora a jogar preferencialmente no ataque e não no meio-campo, no 1-1 no terreno do SC Braga.
Os números não enganam e mostram que a aposta de Rúben Amorim neste trio de ataque está para durar. Havia a dúvida sobre a condição física de Gyokeres, desfeita esta sexta-feira na academia, boa notícia para o treinador, tendo em vista o jogo com o Moreirense.
O trio defensivo
Também Diomande teve desgastante participação internacional pela seleção da Costa do Marfim. O central de 19 anos estreou-se pela equipa do seu país frente ao Lesoto (1-0), jogou os 90 minutos no passado sábado, e na terça-feira foi titular contra o Mali, partida que foi interrompida ao intervalo devido ao mau tempo.
O defesa também se apresentou ontem na academia, depois de jornada com viagens mais desgastantes, e leva Rúben Amorim a ponderar a sua utilização. Ainda assim, o camisola 26 dos verdes e brancos está preparado para ser titular este domingo, no lado direito da linha de três defesas, fazendo companhia a Coates e Gonçalo Inácio.