Gyokeres, de longe, o melhor da Liga, diz a Inteligência Artificial
Gyokeres foi o futebolista que mais rendimento teve. Foto Maciej Rogowski/IMAGO

Gyokeres, de longe, o melhor da Liga, diz a Inteligência Artificial

INTERNACIONAL07.06.202417:39

A Inteligência Artificial chegou às nossas vidas e, como não podia deixar de ser, está também a entrar no mundo do futebol. Uma das vias que está a utilizar para o fazer é através da Olocip, uma empresa espanhola especializada nesta tecnologia fundada por Esteban Granero, antigo futebolista do Real Madrid. Curioso é que foi feito um estudo que nos mostra qual o melhor onze da Liga Portugal e nos aponta também que o avançado do Sporting Gyokeres está muito acima de todos os outros.

A Gyokeres foi atribuída a nota de 17,9 pontos em 20 possíveis, enquanto os jogadores que se seguem com melhor nota são Di Maria (Benfica), Gabriel Pereira (Gil Vicente) ambos com 13,9, e Mujica, com 13,1.

Este estudo aponta qual seria o onze ideal após análise do rendimento de todos os jogadores da Liga. Esse rendimento é medido não tanto em função da quantidade de ações realizadas, mas, preferencialmente, pelo valor que elas originam, medido pela variação na probabilidade de que sirvam para que a equipa marque um golo ou o venha a consentir. Assim, pois, são consideradas positivas quando provocam a transição a um estado mais favorável a que equipa consiga marcar ou que reduza as possibilidades do adversário o fazer.

Ao contrário, as ações são julgadas negativamente quando penalizam a equipa ao fazer-lhe diminuir as probabilidades de fazer golo e aumentar as de os sofrer. São múltiplas as ações que se têm em conta: no aspeto ofensivo, os remates à baliza, os lances de bola parada ou os confrontos com os defensores contrários. Na construção do jogo, valorizam-se entre outros, os passes, a verticalidade, os centros, a exploração dos espaços, as conduções, as mudanças de jogo ou as segundas jogadas.

Defensivamente são importantes as interceções, os alívios com ou sem a bola jogada. Os duelos com os adversários e os penáltis cometidos. A IA tem em consideração, de forma objetiva, o contexto de cada ação, por exemplo o minuto de jogo em que se produziu ou se a equipa jogava em casa ou no campo adversário.

EIS O MELHOR ONZE DE LIGA

Com base em todos estes critérios, a IA determinou que, na temporada 2023/24, este foram os melhores jogadores (Nota de 0 a 20):

Guarda redes: Ricardo Velho – Farense (10,6);

Defesas: Rodrigo Gomes – Estoril Praia (6,76), Gabriel Pereira – Gil Vicente (13,9), Zolotic – Casa Pia e Wendell - FC Porto (9,4);

Médio-defensivo: Zalazar – SC Braga (9);

Meio-campo: Di Maria – Benfica (13,9), Rafa Silva – Benfica (12,6) e Trincão - Sporting (11.1)

Avançados: Mujica - Arouca (13,1) e Gyokeres – Sporting (17,9)