3 outubro 2024, 19:00
FIFA cria novo mercado de transferências
Organismo que dirige o futebol mundial tomou a decisão de abrir um terceiro mercado de transferências a pensar no Mundial de Clubes
Treinador do Manchester City questiona organismo por exigir que cada equipa use «os melhores jogadores» que tem à disposição, para assegurar que as maiores estrelas do futebol participem na competição
Pep Guardiola insurgiu-se contra uma das regras avançadas pela FIFA para o novo Mundial de Clubes, que decorrerá no verão de 2025. A competição, que acrescentará mais um mês à longa temporada, exige que as equipas usem a «melhor equipa» que tem ao dispor, de forma a assegurar que as maiores estrelas do futebol participem na prova.
Ora é precisamente disto que o treinador do Manchester City discorda, deixando claro que pretende ir rodando a equipa, para lutar contra o desgaste físico. «Eu é que decido quem joga», assegurou o técnico.
3 outubro 2024, 19:00
Organismo que dirige o futebol mundial tomou a decisão de abrir um terceiro mercado de transferências a pensar no Mundial de Clubes
«O que constitui a 'equipa mais forte'? Que jogadores são esses? Podem dizer-me quais são os jogadores mais fortes do que os outros?», começou por questionar o espanhol na conferência de imprensa de antevisão ao encontro frente ao Fulham.
«Não compreendo [a regra]. Vamos lá com o plantel inteiro, não vamos só fazer um jogo, certo? Não conheço a competição em si neste momento, mas não vamos só com onze jogadores», acrescentou, antes de continuar a questionar o processo de escolha de «melhor jogador».
«Não compreendo como essa escolha funciona. 'Mais forte' significa 'em melhor forma'? Se calhar o melhor para eles está em más condições [para jogar] por uma data de razões, sejam estas profissionais, físicas ou outras. Não são eles que vão decidir quem joga antes da partida. Eu é que decido», frisou Guardiola.
Ainda na mesma conferência, o espanhol foi questionado sobre se sente que precisa de defender e promover o clube, pergunta à qual respondeu afirmativamente, acrescentando que a melhor forma de o fazer era «vencendo jogos».
«Não podemos entender mal porque estou aqui, sou o treinador, a pessoa no clube que mais fala através de todos os meios de comunicação social, para enviar mensagens aos adeptos. E, claro, vou defender o meu clube. A melhor maneira de o fazer é cumprindo o nosso trabalho da melhor maneira. todos os que trabalham aqui têm a sua própria responsabilidade», sublinhou.
Refira-se que o Manchester City recebe no sábado, às 15 horas, o Fulham, no estádio Etihad, em jogo a contar para a 7.ª jornada da Premier League.
notícia atualizada às 15.11 horas com resposta de Guardiola sobre a necessidade de defender o clube