Euro 2024 Grupo I: Steffen embala Suíça; Israel, de Miguel Vítor, empata com Kosovo
Um ‘hat trick’ de Renato Steffen, extremo do Lugano, de 31 anos, em escassos 25 minutos de jogo (marcou aos 4’, 17’ e 29’) embalou este sábado a Suíça para a liderança do Grupo I de qualificação ao Europeu da Alemanha-2024, abrindo caminho à goleada (5-0) dos comandados de Murat Yakin à Bielorrússia em jogo disputado no Estádio Karadjordje, em Novi Sad (Sérvia).
Granit Xhaka, aos 62’ (4-0) e Amdouni, aos 65’ (5-0) – jogador que rendeu Steffen, substituído aos 58’ – completaram a goleada dos helvéticos, que lhes permite a liderança do agrupamento, uma vez concluída a 1.ª jornada, com três pontos, após esta vitória como visitante na ‘casa emprestada’ de uma Bielorrússia que, desta vez, foi a Sérvia.
À mesma hora, no Bloomfield Stadium, em Telavive, e com o defesa-central nascido em Ponte de Rol (Torres Vedras) e formado no Benfica, de onde saiu em 2013, Miguel Vítor, de 33 anos a titular, a seleção de Israel, orientada por Alon Hazan, empatou 1-1 com a congénere do Kosovo, treinada pela antiga glória dos relvados francesa Alain Giresse (antigo companheiro de equipa de Fernando Chalana no Bordéus).
Marcaram primeiro os kosovares, num autogolo do capitão de Israel, Dasa, que em lance infeliz intercetou uma bola de Rashica para a sua própria baliza, aos 36’ (0-1).
Já após o intervalo, e Miguel Vítor, internacional português até aos sub-23 e que neste dia somou a sexta internacionalização pelo país onde o jogador, atualmente no Hapoel Beer Sheva, de há muito prossegue a carreira e a vida, ter sido amarelado’ (41’) pelo árbitro, o escocês William Collum, por uma entrada sobre Muriqi.
Miguel Vítor foi dos mais inconformados na formação israelita, tendo tentado o golo em três ocasiões, aos 25’ e 35’, então sem a melhor direção, mas a obrigar o guardião do Kosovo, Muric, a aplicar-se pouco antes do intervalo (44’). E foi já após um novo susto para os israelitas – o 0-2 anulado a Rashica, aos 49’, após consulta ao VAR – que os anfitriões igualaram (1-1), aos 56’, por Dor Peretz.
Já na noite deste sábado, em Andorra La Vella, no Estádio Nacional do principado, a seleção anfitriã, orientada por Koldo Álvarez, foi batida pela Roménia, treinada por Edward Iordanescu, e na qual o avançado Alexandru Dobre, do Famalicão, foi opção e jogou os últimos 17’ (substituiu Morutan, aos 73’), por 0-2.
Dennis Man, aos 35’ (0-1) e Denis Alibec, aos 50’ (0-2) marcaram os golos da partida em Andorra, na qual a seleção local ficou reduzida a dez unidades para a última meia hora do encontro, quando Rebes viu o segundo cartão amarelo, e o correspondente cartão vermelho (e ordem de expulsão) aos 61'.
Após esta 1.ª jornada do Grupo I, a Suíça e a Roménia lideram, ambas com três pontos, enquanto Israel e o Kosovo somam um ponto e Andorra segue sem pontuar.