Lateral espanhol, a viver a melhor época a nível individual, só tem admiração pelo treinador que deu o primeiro título de sempre na Bundesliga ao Bayer. Aborda também o primeiro contacto entre os dois, quando ainda estava no Benfica
Não há dúvidas de que Grimaldo é uma das figuras do Bayer Leverkusen de Xabi Alonso. Depois de deixar o Benfica no último verão, esta temporada o lateral já somou 11 golos e 16 assistências, conquistou a Bundesliga e, na sua perspetiva, tudo isso se deve a Xabi Alonso.
Em entrevista à Esquire, Grimaldo afirmou, sobre o treinador: «Tenho uma relação muito especial com ele, cresci muito como jogador com ele e quero crescer ainda mais com ele e é verdade que gostaria de continuar ao seu lado, seja no Bayer Leverkusen ou onde quer que fosse.»
De seguida, foi perguntado a Grimaldo se até seguiria Alonso para o Real Madrid, ao que o jogador, formado no Valência e no Barcelona, respondeu: «Talvez, teria de pensar quando surgisse a altura.»
Grimaldo recordou depois como se encaminhou a sua mudança para o Leverkusen: «Xabi Alonso contactou-me, foi aí que se deu a mudança. Contactou-me duas, três vezes, estava muito interessado.»
Primeira grande entrevista desde que o lateral que deixou a Luz no último verão; internacional espanhol abre o coração, fala do adeus à Luz, do carinho pelo clube, dos treinadores que teve na Luz, da dificuldade de os encarnados encontrarem um sucessor e da relação nem sempre fácil com os adeptos
«E no final o que eu queria não era apenas que o clube estivesse interessado em mim, mas também que o treinador apostasse em mim, que no final é quem te vai dar confiança e fazer-te crescer. Mostraram-me o seu projeto e chegámos a um acordo», acrescentou.
Por fim, o jogador de 28 anos (que também diz sentir-se capaz de jogar «por mais mil anos»), estabeleceu os objetivos para o final de época: «Quero ganhar títulos, quero terminar a época em alta, ir ao Euro. No futuro, nunca se sabe o que pode acontecer, há que analisar tudo, se queremos fazer novos projectos, ver se o que fiz em Leverkusen é um capítulo encerrado ou se quero continuar... No verão, depois do Euro, vamos sentar-nos para ver qual é o próximo passo.»
O Leverkusen ainda vai disputar as meias-finais da Liga Europa, com a Roma, e está na final da Taça da Alemanha, onde jogará com o Kaiserslautern, da 2.ª divisão.