Gilberto está à porta do clube dos ‘centenários’

Benfica Gilberto está à porta do clube dos ‘centenários’

NACIONAL15.03.202312:45

A cumprir a terceira temporada na Luz, contratado no verão de 2020 ao Fluminense a troco de três milhões de euros por indicação expressa de Jorge Jesus, no que seria o início da segunda passagem do técnico pelo clube da Luz, interrompido o percurso de sucesso no Flamengo, Gilberto prepara-se para cumprir o centésimo jogo de águia ao peito na próxima jornada, na receção ao V. Guimarães.  


O lateral-direito de 30 anos, que se estreou pelo clube da Luz em Vila do Conde, a 18 de novembro de 2020, num triunfo por 3-0 sobre o Rio Ave em jogo da 4.ª jornada da Liga 2020/2021, não tem sido tão utilizado por Roger Schmidt como o fora às ordens de Jorge Jesus e Nélson Veríssimo nas duas épocas anteriores, uma vez que a contratação do dinamarquês Alexander Bah elevou a fasquia e fê-lo perder a titularidade.


Mas mesmo tendo menos minutos o brasileiro de 30 anos continua a ser elemento preponderante na equipa. Prova disso, aliás, os quatro golos que já assinou esta época, igualando o registo máximo na Luz, conseguido na época anterior, que foi a de maior utilização de águia ao peito, com 2331 minutos de competição distribuídos por 35 partidas, 27 das quais a titular e as restantes oito como suplente utilizado, e que além de quatro golos renderam três assistências.


Já esta época, e com apenas 1380 minutos nas pernas relativos a 28 partidas, 14 como titular e 14 como suplente utilizado, Gilberto obteve idêntico número de golos, ainda uma assistência, e com os jogos que ainda faltam disputar pode muito bem assinar a melhor época na Luz em termos de estatísticas ofensivas. Dá garantias como alternativa a Bah e no Funchal, no jogo do último fim de semana, até viu vincada a sua utilidade  ao saltar do banco para render Grimaldo no lado esquerdo da defesa, isto numa altura em que o plantel tem estado privado de Miahilo Ristic, por lesão, e em que Schmidt até tem recorrido algumas vezes a Rafael Rodrigues, da equipa B, como lateral-esquerdo de prevenção.