O Amarante, adversário dos gilistas na Taça de Portugal, é o único clube do Campeonato de Portugal na prova rainha.
No dia em que o plantel do Gil Vicente cumpriu folga, o treinador do Gil Vicente esteve em Amarante a observar o encontro entre a equipa local, próxima adversária dos barcelenses na Taça de Portugal, e o AD Marco 09.
Vítor Campelos foi até à 'Princesa do Tâmega' tirar algumas notas e acabou por ver o Amarante a cimentar a liderança da Série B do Campeonato de Portugal, ao vencer o clube de Marco de Canaveses por 1-0. O Amarante tem agora oito pontos de vantagem sobre o S. João Ver.
O treinador do Gil Vicente concedeu um dia de folga aos seus jogadores pelo facto de terem chegado de madrugada à cidade minhota, depois de terem jogado em Faro, no sábado, onde os gilistas perderam por 1-0.
Golo nos descontos, depois de um jogo muito equilibrado; gilistas estiveram perto de quebrar enguiço de 13 jogos consecutivos sem vencer como visitante
O Gil Vicente entrou na prova na terceira eliminatória, tendo vencido no reduto do Belenenses (II Liga) por 2-1, seguindo-se o triunfo por 1-0 em Serpa (Campeonato de Portugal) na fase seguinte.
Já o Amarante, que tem mais um jogo acumulado na prova, eliminou o Sertanense (2-0), Académica de Coimbra (1-0) e o Paredes (2-0). O clube histórico da cidade dos estudantes é o único da Liga 3, os outros dois pertencem ao Campeonato de Portugal.
Formação que milita no Campeonato de Portugal venceu por 1-0 e deixou pelo caminho os estudantes, que competem na Liga 3; Dória, aos 88 minutos, foi o autor do golo que ditou a surpresa
O jogo entre o Gil Vicente e o Amarante, referente aos oitavos de final, está agendado para as 19h15 de quarta-feira, no Estádio Cidade de Barcelos.