Gil Vicente: Taça trouxe meia dúzia de 'novidades'
Emblema minhoto foi ao Restelo carimbar o passaporte para a 4.ª eliminatória da Taça de Portugal. (Foto: Gil Vicente)

Gil Vicente: Taça trouxe meia dúzia de 'novidades'

Duelo com o Belenenses (2-0) permitiu a Pablo estrear-se oficialmente com a camisola dos galos e a Brian Araújo debutar esta época, mas também ofereceu a primeira titularidade a Jonathan Mutombo, João Teixeira e Diego Collado; Mory Gbane regressou após quase um mês de ausência por lesão e teve direito a alguns minutos. Milos Gordic, Marvin Elimbi e Facundo Cáseres são agora os únicos jogadores do plantel à espera da estreia

A vitória do Gil Vicente sobre o Belenenses (2-0), numa partida da 3.ª eliminatória da Taça de Portugal, realizada na manhã de ontem, no Estádio do Restelo, em Lisboa, não só permitiu aos galos seguirem em frente na prova rainha, como também conferiu a alguns jogadores terem registos pessoais de relevo.

Desde logo, porque houve uma estreia absoluta com camisola do emblema minhoto: Pablo (o extremo que entrou aos 72 minutos, para o lugar de Jorge Aguirre). Já Brian Araújo (o guarda-redes foi mesmo titular) debutou esta temporada.

Mas a manhã em solo lisboeta também trouxe uma boa notícia para um trio de jogadores que viveram uma experiência nova na época em curso. Afinal, Jonathan Mutombo, João Teixeira e Diego Collado foram titulares pela primeira vez em 2024/2025. O defesa francês e o médio português alinharam mesmo o tempo todo, ao passo que o extremo espanhol saiu aos 67 minutos, dando, na altura, lugar a Félix Correia. No que se refere a Diego Collado, nota para o facto de o camisola 11 ter ficado ligado à história de um dos golos do triunfo gilista, no caso, o segundo, uma vez que foi dele a assistência para o remate certeiro do compatriota Jorge Aguirre.

Por fim, mas não menos importante, destaque ainda para o regresso de Mory Gbane à competição. O médio costa-marfinense estava ausente dos relvados quase há um mês - a última partida em que havia participado tinha sido a 22 de setembro, diante do Casa Pia (1-1), para a 6.ª jornada da Liga -, devido a lesão, mas ontem voltou a sorrir a partir do momento em que foi lançado em jogo, corria o minuto 67. O africano entrou para o lugar de Jesús Castillo e deu mostras de estar em pleno para os desafios vindouros dos minhotos, constituindo-se, assim, como mais uma opção de enorme valia para o setor intermediário dos gilistas.

Gil Vicente: Mory Gbane reavaliado

29 setembro 2024, 13:24

Gil Vicente: Mory Gbane reavaliado

Plantel regressa segunda-feira ao trabalho, depois da folga; principal objetivo é recuperar médio defensivo para a receção ao Estrela da Amadora

Contas feitas, Bruno Pinheiro tem dado oportunidades a todos os elementos do plantel, sendo que, agora, há apenas três jogadores à espera da sua hora de debutar: Milos Gordic, Marvin Elimbi e Facundo Cáseres. O internacional sérvio, que chegou esta temporada a Barcelos, tem enfrentado a forte concorrência de Andrew (dono e senhor da baliza do Gil Vicente), mas também de Brian Araújo (que foi ontem o escolhido para o referido posto específico). Gordic terá de continuar o seu trabalho diário para que, no futuro, possa ser o eleito do técnico gilista para defender as redes minhotas. Situação idêntica vivem Marvin Elimbi, defesa-central/lateral-direito recrutado no último defeso ao Torreense, e Facundo Cáseres, médio argentino que também é uma das caras novas do Gil Vicente, onde chegou proveniente do Farense, mas que ainda recupera de lesão, mantendo-se, por isso, aos cuidados do departamento clínico dos galos.