Gil Vicente-FC Porto: Quanto tempo dura a boa forma? A resposta será dada esta tarde
Alan Varela e Martim Neto no jogo entre FC Porto e Gil Vicente na primeira volta da Liga (IMAGO / Avant Sports)
Foto: IMAGO

ANTEVISÃO Gil Vicente-FC Porto: Quanto tempo dura a boa forma? A resposta será dada esta tarde

NACIONAL25.02.202408:00

Duelo entre galos e dragões começa às 18 horas e pode acompanhar a partida ao minuto n' A BOLA

O FC Porto chega a Barcelos motivado pelo triunfo (1-0) sobre o Arsenal na Liga dos Campeões e está proibido de perder mais pontos no campeonato, estando longe da dupla (Benfica e Sporting) da frente. Pela frente, encontrará um Gil Vicente tranquilo, no 10.º lugar, e que também vem de uma vitória, desta no terreno do Estoril (3-1) para a Liga.

Quatro dias depois do triunfo na Champions, os dragões regressam ao campeonato e fora de portas não se têm dado bem, contando com duas derrotas e um empate nas últimas quatro partidas realizadas para a Liga. Já os galos, com a vitória na última jornada, puseram termo a três derrotas seguidas, uma delas que lhes valeu a eliminação da Taça de Portugal (3-1 com o Vitória de Guimarães).

As duas equipas já se defrontaram por 54 ocasiões e os dragões têm clara vantagem: 43 vitórias, cinco empates e seis derrotas. Se olharmos para os números estritamente do campeonato, os azuis e brancos continuam mais fortes, com 35 vitórias e quatro empates em 35 embates.

Em Barcelos, a equipa da Invicta soma 14 vitórias e três empates, isto apenas para a Liga, pois se estendermos para números globais, as vitórias azuis e brancas são 17, enquanto o galo cantou apenas por cinco vezes, sendo este o número total de triunfos em confrontos caseiros com o FC Porto.

Na primeira volta, a turma portista teve muitas dificuldades em sair do Estádio do Dragão com os três pontos, com o golo da vitória (2-1) a aparecer apenas nos descontos.

Gil Vicente

Nos últimos dez encontros contra o FC Porto, o Gil Vicente venceu apenas um, contudo, este aconteceu precisamente há um ano. Os gilistas foram ao Dragão vencer por 2-1. Em casa, o Gil Vicente só perdeu um dos 10 últimos jogos - precisamente o último, frente ao Vizela (0-1). A última vez que os galos venceram os dragões foi na temporada 2019/20.

Zé Carlos, Kiko Pereira e Depú estão lesionados e são baixas certas. No sentido contrário, Martim Neto está de volta às opções e deverá fazer parte das escolhas iniciais de Vítor Campelos.

A figura: Rúben Fernandes

Vítor Campelos não prescinde dos serviços do capitão de 37 anos, que não falhou sequer uma partida desde o arranque da temporada, totalizando 25. Na sua quinta temporada ao serviço dos gilistas, o defesa-central tem mostrado segurança e competência, transparecendo para a restante equipa.

Sistema: 4x2x3x1

Onze provável: Andrew Ventura; Leonardo Buta, Rúben Fernandes, Gabiel Pereira, Alex Pinto, Martim Neto, Mory Gbane; Murilo Souza, Maxime Dominguez, Tidjany Touré; Félix Correia.

Castigados: Nada a registar.

Lesionados: Kiko, Zé Carlos e Depú.

O que disse Vítor Campelos, treinador do Gil Vicente: «Espero que os adeptos estejam em grande número, para que possam ser uma grande motivação para os nossos jogadores. Só assim, dentro de campo, conseguiremos responder da melhor forma. Espera-se um jogo difícil contra o FC Porto, que venceu o Arsenal, isso demonstra o poderio do FC Porto, mas temos as nossas armas, temos sido das equipas que mais pontos fazem em casa. Respeito o valor do adversário e se fizermos um bom jogo estaremos mais perto de ganhar.»

FC Porto

Sérgio Conceição admitiu fazer uma gestão da fadiga de alguns jogadores, mas certamente não irá desviar o foco neste duelo, no qual o FC Porto chega no terceiro lugar, a sete pontos do primeiro lugar. Na quinta-feira, o FC Porto retoma o encontro da Taça de Portugal, nos Açores, contra o Santa Clara, em busca de um lugar nas meias-finais.

Taremi continua de fora, depois de ter sofrido uma uma lesão no adutor da coxa direita no treino de há uma semana. Wendell evoluiu para treino integrado condicionado, ao passo que Gonçalo Ribeiro, Marcano e Zaidu - deve ser submetido a intervenção cirúrgica para corrigir uma rotura ligamentar do joelho esquerdo - permaneceram em tratamento.

A figura: Galeno

Depois do que fez no encontro com os ingleses do Arsenal, para a Champions, Galeno chega ao encontro com o Gil Vicente com o estatuto de estrela, em que muitas das esperanças recaem sobre ele, também em Barcelos. No jogo de passada quarta-feira, Galeno mostrou-se muito forte no um para um e nas decisões arriscadas, que viriam a ser acertadas. Sérgio Conceição tem esperança de que o feito se repita no espaço de cinco dias.

Sistema: 4x2x3x1

Onze provável: Diogo Costa; Jorge Sánchez, Pepe, Otávio Ataíde, João Mário; Stephen Eustáquio, Alan Varela; Francisco Conceição, Pepê, Galeno; Evanilson

Castigados: Nada a registar.

Lesionados: Taremi, Gonçalo Ribeiro, Zaidu e Marcano.

O que disse Sérgio Conceição, treinador do FC Porto: «Sem muito tempo para a preparação do jogo e dentro da nossa base, os jogadores estão identificados com o que têm de fazer. Há uma ou outra nuance diferente. O Gil Vicente vem de uma boa vitória com o Estoril, conheço bem o treinador, trabalhou comigo no Vitória. Tem uma equipa com jogadores muito interessantes, com qualidade, alguns deles conseguiram no passado recente classificações interessantes na nossa liga. Temos de fazer mais do que fizemos na nossa última deslocação para conseguir os três pontos.»

O jogo tem início às 18 horas, no Estádio Cidade de Barcelos, em Barcelos, sob arbitragem de Fábio Veríssimo, da associação de Leiria.

Vídeos

shimmer
shimmer
shimmer
shimmer