Futebol solidário: Barreirense vai distribuir brinquedos à Pediatria do IPO
(Foto: Futebol Clube Barreirense /Facebook)

Futebol solidário: Barreirense vai distribuir brinquedos à Pediatria do IPO

NACIONAL05.12.202417:33

Angariação de fundos já ultrapassou os mil euros; promotor da iniciativa treina a equipa sub-16 do clube e falou com A BOLA sobre a relevância da mesma

A época de Natal é propícia a gestos solidários e o Barreirense aproveitou a mesma para abrir uma angariação de fundos para distribuir brinquedos às crianças do Instituto Português de Oncologia de Lisboa Francisco Gentil (IPO). A iniciativa foi criada por Bruno Andrade, técnico da equipa sub-16 do clube da Margem Sul, que explicou a A BOLA a importância da mesma.

«Dentro do que é o trabalho com os jovens, já tinha decidido fazer uma iniciativa do género perto da quadra natalícia. Eu estou com uma equipa de juvenis B, são sub-16 e é uma altura em que já estão a galopar para a idade adulta e achei que era um timing importante para viverem uma realidade mais séria, relacionada com a solidariedade», explicou, acrescentando também: «Muitos deles têm o sonho de serem jogadores, e isso não é só estar dentro de campo. É também marcar valores para o bem da sociedade.»

A ideia acabou por ser posta em marcha devido ao falecimento de uma criança próxima de Bruno - Madalena Aleixo, que batalhou com um cancro desde os cinco até aos oito anos de idade. «Acabou por haver um acontecimento mais particular que despoletou isto, que foi o falecimento de uma menina perto da minha família devido a uma doença oncológica. Daí surge a especificidade de termos pensado numa iniciativa para o IPO», explica Bruno, «não era familiar de sangue, mas era uma menina com quem tinha tido contacto desde o início da sua vida».

O sucesso da campanha

Ao todo, 1.094 euros já foram angariados, algo que Bruno achava ser impossível: «Marcámos os 500€ como uma marca mesmo para o fim a campanha, achámos que era o mais realista. Foi surreal atingir esse objetivo em menos de 24 horas e duplicá-lo em menos de 48 horas foi ainda mais surreal.»

Será então a 18 de dezembro que a equipa de juvenis B do Barreirense distribuirá brinquedos, comprados com o dinheiro angariado, pela secção de Pediatria do IPO. «As visitas são restritas, o que é compreensível, se não, seria algo extensível ao clube todo, mas temos o limite de 10 pessoas e acabámos por cingir a visita ao nosso grupo», concluiu Bruno.

Pode contribuir para esta angariação aqui.