Surfista acusado de 29 crimes de abuso sexual a crianças
Connor Lyons foi detido na Austrália e admitiu ter destruído provas
É o caso que está a chocar o mundo do surf. Connor Lyons, surfista e treinador de 26 anos, foi detido na Austrália devido a 29 acusações de abuso de crianças. As acusações são de abuso sexual, produção de material de exploração infantil e destruição de provas.
Lyons já havia sido detido por 12 acusações de abuso a dois menores mas saiu sob fiança. Acabou por ser preso novamente, depois de ser acusado de esconder material incriminatório, uma violação da liberdade condicional. «Admitiu ter abusado de crianças, filmado os abusos e destruído as provas. É um perigo para os menores», afirmou Tegan Smith, procuradora, que destaca que o acusado admitiu consumir pornografia infantil por mais de 10 anos. O comportamento abusivo terá começado em 2018.
A acusação mais grave pode levar até 20 anos de prisão efetiva, algo que se deverá confirmar, caso seja culpado, segundo o juiz Rodney Madsen, que rejeitou o pedido da defesa de tratamento psicológico fora da prisão, ao afirmar que «é a única maneira de garantir a segurança da comunidade».