Sporting Fresneda acelera esta semana
Faltam dez dias para o fecho do mercado e os responsáveis leoninos trabalham para que Rúben Amorim possa ter mais um reforço para o plantel, um lateral-direito, depois das contratações de uma avançado (Viktor Gyokeres) e de um médio (Morten Hjulmand). O Sporting teve ao longo do mercado várias alvos identificados, mas neste momento pensa e trabalha em apenas dois, nomeadamente o espanhol Iván Fresneda e o italiano Alessandro Zanoli.
Por isso, esta será uma semana decisiva em relação a este dossiê, com o Sporting a intensificar conversas para chegar a um entendimento que permita a vinda de um destes dois laterais.
Quer Iván Fresneda, quer Alessandro Zanoli representam para os leões investimento avultado (sempre superior a dez milhões de euros), mas a possibilidade dos leões avançarem para o espanhol ganhou preponderância nos últimos dias e por razões várias. Primeiro devido às boas relações estabelecidas entre Sporting e Valladolid aquando das negociações para a transferência definitiva de Gonzalo Plata, sem esquecer que no mercado de janeiro anterior por pouco que não conseguiram o empréstimo de Jovane Cabral.
Depois, porque os leões têm jogadores que podem interessar e serem incluídos neste negócio (o médio argentino Mateo Tanlongo, o também médio Dário Essugo e o internacional ganês Fatawu) e, não menos importantes, o Sporting ainda é credor de seis milhões de euros na transferência do internacional equatoriano para o Al-Sadd do Catar.
E apesar da imprensa espanhola falar que o Valladolid, despromovido ao segundo escalão, quer 15 milhões mais 5 por objetivos (o Valladolid pediu 16 milhões de início, por um jogador que tem vários clubes interessados), este encontro de verbas entre os clubes e a possibilidade de alguns jogadores leoninos poderem chegar ao Valladolid na condição de emprestados podem vir a fazer a diferença nas negociações entre os clubes.
Segundo apurou a A BOLA, neste momento o Sporting não fez nenhuma proposta concreta ao Valladolid por Iván Fresneda, nem tem qualquer acordo com o lateral-direito de 18 anos. Mas não deve tardar muito, pois os responsáveis leoninos pretendem rapidamente encontrar uma nova solução para dar concorrência a Ricardo Esgaio e Geny Catamo.
Leão continua de olho em Zanoli
Apesar de todas as fichas estarem direcionadas pela Iván Fresneda, o Sporting continua muito atento a Alessandro Zanoli, lateral-direito do Nápoles que os leões, num primeiro momento, tentaram contratar através de um empréstimo com opção de compra. O italiano, 22 anos, tem características que agradam a Rúben Amorim e continua com o futuro em aberto, pelo que os responsáveis leoninos, embora olhem para Fresneda, não deixam de estar atentos as todas as movimentações em redor de Zanoli. Como se jogassem em dois tabuleiros...
O treinador do Nápoles , Rudi Garcia, já afirmou publicamente que pretende mantê-lo no plantel para ser alternativa a Di Lorenzo, mas o jogador pretende jogar com maior regularidade e, por isso, quer encontrar uma solução profissional que lhe permita ter minutos e continuar a evoluir. A imprensa italiana continua a insistir na possibilidade do jogador sair (fala-se também no interesse do Génova) e diz que o Nápoles só abrirá mão do jogador por uma oferta a rondar os 10 milhões de euros.