Francisco Neto aproveitou ideia de Roberto Martínez
Selecionador Nacional explicou novidades na convocatória
Francisco Neto surpreendeu na lista para os jogos de preparação com a Rep. Checa (esta quarta-feira) e a Coreia do Sul (próxima terça-feira), ao chamar 30 jogadoras. Deste lote alargado, 16 estão convocadas para ambos os encontros, havendo sete atletas escaladas apenas para o jogo com as checas e outras sete reservadas para o duelo com as coreanas. O selecionador explicou o motivo.
«Isto foi uma necessidade, surgiu em conversa com outros colegas, com o mister [Roberto] Martínez. Achei a ideia interessante, permitia-me ter mais jogadoras em estágio e manter o contacto com as que têm estado connosco. É preciso perceber o contexto que as jogadoras têm vivido, a decisão não é só técnica, mas de proteção das jogadoras», disse Francisco Neto, aludindo ao pouco período de descanso em virtude da «densidade competitiva» nos últimos anos.
«Sentimos que as jogadoras precisariam de tempo de descanso, temos o Benfica na Champions, jogadoras com muitos minutos, algumas nas meias-finais da Taça da Liga e da Taça de Portugal. Foi uma situação articulada com os clubes, para que elas possam relaxar mais e ter outra vivacidade mais à frente. Não foi uma decisão só desportiva mas de proteção das jogadoras. Tomámos esta decisão, está a correr bem e no fim vemos se valeu a pena», explicou.