FPF 'patrocina' obra pelo reforço do estatuto do dirigente desportivo
Livro 'Estatuto do Dirigente Desportivo', da autoria de José Manuel Meirim, foi apresentado esta sexta-feira na Cidade do Futebol; incentivo ao aumento dos dirigentes desportivos foi o mote para a sessão de lançamento da obra
O auditório n.º 1 da Cidade do Futebol, em Oeiras, foi o local escolhido ao final da tarde desta sexta-feira para apadrinhar o lançamento do livro Estatuto do Dirigente Desportivo, da autoria de José Manuel Meirim e apoiado pela Federação Portuguesa de Futebol através da iniciativa Portugal Football School e integrado na coleção Livros FPF. O evento contou com a presença de figuras de relevo, entre elas o presidente da FPF, Fernando Gomes.
O responsável máximo pelo órgão federativo foi um dos oradores do evento, tal como o secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia, e o próprio autor da obra, contando com uma assistência superior a meia centena de convidados, entre os quais se encontravam José Couceiro, diretor geral para o futebol da FPF, o presidente da APCVD, Rodrigo Cavaleiro, e vários atuais e antigos dirigentes desportivos.
Na abertura, Fernando Gomes explicou a origem da ideia posteriormente colocada em prática e cujo produto final foi apresentado. «Em 2020, por aí, pedi ao Prof. Meirim para estudar esta temática logo após a sua passagem como presidente do Conselho de Disciplina, e ficando a trabalhar na Federação como assessor, um dos pilares fundamentais era a alteração do estatuto do dirigente desportivo», revelou o presidente da FPF.
Essa situação foi saudada pelo governante, que ressalvou a importância de existir um acompanhamento também na quantidade de dirigentes em cada clube. «O desporto hoje tem uma função de cada vez maior integração, dos cidadãos que o procuram, das crianças de outros países que vêm com os seus pais para o nosso território e comunidades", lembra o responsável pela tutela do Desporto para o Governo português, que aconselhou a uma revisão na própria Lei de Bases do Desporto e da Atividade Física. Um passo visto como determinante por José Manuel Meirim.
O antigo presidente do Conselho de Disciplina da FPF e atual assessor jurídico da FPF, expert em Direito Desportivo, incentivou à realização de alterações tão depressa quanto os legisladores nacionais o permitam. «Devemos começar já a propor alterações para uma nova futura Lei de Bases, porque a atual já tem 17 anos e tem uma resposta positiva neste domínio dos dirigentes desportivos. Penso que é a melhor estratégia para a atualidade», defendeu, por fim. o autor da obra, sem rodeios.