Foi assim a Gala dos Dragões de Ouro
O FC Porto comemorou130 anos de existência e festejou a data com a gala Dragões de Ouro, no Coliseu do Porto. Recorde todos os premiados e as principais incidências do evento.
Casa do FC Porto do ano: Casa do FC Porto de Penafiel e Casa do FC Porto de Rio Tinto
Atleta Jovem do Ano: Rodrigo Mora (juniores/equipa B de futebol)
Atleta Revelação do Ano: Martim Fernandes (juniores/equipa B de futebol)
Quadro do Ano: Ricardo Martins
Projeto do Ano: Comunidades Energéticas, projeto a cargo da Greenvolt
Atleta Amador do Ano: Kevins Apseniece (natação)
Atleta de Alta Competição do Ano: Xavier Malián (hóquei em patins)
Atleta do Ano: Iván Marcano
Parceiro do Ano: Betano
Treinador do Ano: Ricardo Ares (hóquei em patins)
Carreira: Carlos Magalhães (departamento de saúde)
Futebolista do Ano: Pepê
Dirigente do Ano: Rodrigo de Barros (diretor do voleibol)
Sócio do Ano: Pedro Violas
Recordação: Fernando Gomes
Dragão de Honra: Ricardo Guimarães (presidente do Conselho de Administração do banco BMG)
É com um «amo o FC Porto» que Pinto da Costa acaba a intervenção e termina a gala no Coliseu do Porto.
«Pela primeira vez, Sérgio Conceição falhou a presença aqui, mas porque está em serviço do FC Porto. Continua a lutar para conquistar o 11.º título para o nosso clube.»
Pinto da Costa anuncia a construção de uma nova academia e centro de treinos do clube: «Quem tem uma casa destas só pode acreditar no futuro. Diz-se que o futuro a Deus pertence, mas Deus também ajuda quem faz por isso. O grande sonho que tinha, do nosso complexo desportivo, da nossa academia, vai ser uma realidade. Em parceria com a Câmara Municipal da Maia conseguimos encontrar uma solução. O projeto já está a ser feito pelo nosso arquiteto. Que ninguém fique preocupado, a realização desse sonho não irá influenciar a vida corrente do nosso clube, já temos garantido o financiamento para tão importante obra. O clube que temos tem de ser cada vez melhor e maior.
As obras vão arrancar no início de 2024.»
«Quando apareceu a proposta pelo Otávio, fizemos contas e, como estavam divididas as partes, para nós não era negócio. Mas encontrámos no Dr. Ricardo Guimarães uma pessoa compreensiva e inteligente e, ao reduzir a sua percentagem, nós conseguimos realizar a transação do Otávio com sucesso.»
Pinto da Costa vai discursar.
O presidente emociona-se ao falar do 'Bibota' Fernando Gomes.
Sobre Pepê: «Basta ouvir as palavras para perceber a identificação que tem com o clube. Jogador extraordinário, polivalência invulgar. É um valor seguro para muitos mais triunfos. Foi com muito prazer que lhe entreguei o Dragão de Ouro.»
Sobre Marcano: «Não é só o atleta do ano, é um exemplo do que é ser profissional e servir o clube com dignidade, respeito e intensidade. Tenho muita pena, e transmiti-lhe isso, por ele não ter podido receber os vossos aplausos aqui. Todos nós estamos contentes por ele ter recebido este troféu e estamos a contar os dias que faltam para o ver novamente com a camisola do FC Porto.»
O presidente dedica palavras a cada um dos Dragões de Ouro.
«O presente é de esperança, fé, certezas. Quem consegue ter a sala repleta tem de ter confiança e estar orgulhoso do presente, que está garantido pela pujança das nossas equipas. O presente está garantido com o aumento sucessivo dos nossos adeptos e sócios de norte a sul do país. Recebi o número de 26.336 quando entrei no clube. Sou penta-avô e o meu neto recebeu o número de sócio 127.220. Cada vez temos mais fidelidade.»
«O passado é glorioso, quando se fundou o FC Porto, ele teve logo a visão de que estava a criar um clube que havia de passar as barreiras da cidade, ultrapassar as fronteiras do país e ser um embaixador de Portugal no mundo. Escolheu o azul e branco para os equipamentos, que eram as cores, na altura, da bandeira de Portugal. Todos sabemos que é um passado glorioso, com milhares de conquistas e vitórias, taças e troféus que hoje enchem o nosso museu. Um passado de que todos nos devemos orgulhar. Foi criado, vivido e legado por milhares de dragões. Hoje é um dia especial, porque estamos a falar do passado, e um clube sem memória é um clube sem alma, e nós temos uma alma do tamanho do mundo. Vou evocar quatro nomes, de quatro presidentes: José Maria Cordeiro, de 1962 a 65; Cesário Bonito de 65 a 67, Afonso Pinto Magalhães, de 1967 a 1980 e o Dr. Américo Sá de 1986 a 1990. Quatro presidentes que me ensinaram muito com caráter e maneiras de dirigir o clube, mas todos com espírito de servir e de ser útil ao clube. Agora eu vou levá-lo no melhor caminho possível.»
Último galardão da noite, o 'Dragão de Ouro honra', vai para Ricardo Guimarães, um dos obreiros do Museu do Clube, que hoje assinala o 10.º aniversário.
Rui Reininho no palco para mais uma atuação musical, com 'A Pronúncia do Norte'.
'Dragão de Ouro recordação' distingue o 'Bibota' Fernando Gomes, que morreu em novembro passado. Todo o Coliseu se levanta para aplaudir um dos mais marcantes jogadores da história do clube. Pinto da Costa, visivelmente emocionado, entrega o galardão a Martim Gomes, filho do ex-jogador.
Empresário Pedro Violas é o sócio do ano.
Rodrigo Barros, diretor da secção de voleibol do clube, é o dirigente do ano.
Pinto da Costa, presidente do clube, vai entregar mais galardões. É ovacionado por toda a plateia.
Fernando Daniel para o terceiro momento musical da noite no Coliseu. O artista é adepto do clube e está vestido a rigor, com a camisola da temporada 2002/03, em que o FC Porto ganhou a Taça UEFA, em Sevilha, frente ao Celtic.
«É uma honra receber um prémio tão importante como este. Agradeço ao presidente, ao Sérgio Conceição e toda a equipa técnica por confiarem no meu trabalho e aos meus colegas de equipa por me ajudarem a ser melhor todos os dias», disse o camisola 11 dos dragões, via vídeo, uma vez que está em Lisboa, no estágio que antecede o clássico com o Benfica.
Prémio Futebolista do Ano entregue a Pepê!
Prémio Carreira para Carlos Magalhães, do departamento de saúde do clube.
Palavras de Ricardo Ares:
«É com certeza o melhor prémio da minha carreira. Este Dragão de Ouro é de muitas pessoas. Primeiro, dos verdadeiros protagonistas que são os jogadores, do staff que trabalha com muita ambição, os trabalhadores como os da limpeza, manutenção... É de todos eles.»
Treinador do Ano vai para Ricardo Ares, do hóquei em patins. Levou o clube à conquista do título europeu na última época.
Betano, que patrocina a equipa principal, B e de andebol, recebe o prémio de 'parceiro do ano'.
«Agradecer ao presidente o apoio, é uma honra receber este prémio porque sei da sua importância. Agradecer ao staff técnico, confiaram em mim mais do que eu próprio na minha primeira lesão. Aproveito para enviar força para o jogo de amanhã. Agradeço aos portistas, à minha família, o meu maior suporte, e ao meu filho Jon, o motivo pelo qual continuo a jogar e a principal motivação para recuperar», disse o camisola 5 da equipa.
Iván Marcano é o Atleta do Ano! O espanhol é o defesa com mais golos na história do clube.
Fernando Gomes chamado ao palco. Vai entregar os próximos prémios.
A fadita Fábia Rebordão é protagonista de outro momento musical na noite.
«Parabéns ao FC Porto pelos 130 anos de história e ao nosso dirigente, Eurico Pinto, por pensar que eu tinha de ganhar este troféu, que é especial. Agradeço e partilho este prémio com os meus colegas de equipa e uma menção especial à minha família, aos meus pais, à minha irmã e, sobretudo, aos meus filhos», disse o guarda-redes.
Xavi Malián, guarda-redes da equipa de hóquei em patins, é o 'atleta de alta competição' do ano. O espanhol representa o FC Porto desde 2020.
Kevin Apseniece, nadador do clube, venceu o prémio de 'atleta amador' do ano.
Nos ecrãs vão passando várias imagens de conquistas passadas do FC Porto. Adeilno Caldeira é chamado para entregar os próximos Dragões de Ouro.
Atuação musical de Miguel Araújo.
Martim Fernandes vence o prémio 'revelação do ano'.
Rodrigo Mora, avançado de 16 anos que já jogo na equipa B, recebe o prémio de 'melhor jovem do ano'.
Vítor Baía chamado ao palco para entregar o prémio 'casa do ano' à Casa de Penafiel.
Já houve um momento musical para dar início à cerimónia.
Vai arrancar a cerimónia...
Pedro Proença, presidente da Liga:
«É uma gala com muita história, é a comemoração de um marco muito importante, 130 anos de história ao serviço do desporto português. Obviamente, a Liga Portugal tinha de estar presente.»
Vítor Baía, vice-presidente e administrador da SAD:
«Dia muito especial, mais uma grande demonstração da grandeza e vitalidade do FC Porto. Agora é continuar, há muito trabalho para ser feito, mas com a máxima confiança para o futuro.»
Pinto da Costa já tomou o seu lugar no Coliseu do Porto, acompanhado pela mulher, Cláudia Campo, e antes falou ao Porto Canal.
«É muito especial, um momento de confraternização. Temos aqui a família portista e muitos amigos que, não sendo portistas, não deixam de estar conosco. Vamos galardoar os que mais se distinguiram. É um excelente naipe de novos Dragões de Ouro.»
A equipa de voleibol feminino dos dragões já está no Coliseu.
Declarações de João Pinto, que foi distinguido pelo Athletic Bilbao com o prémio 'One Man Club':
«Homenagens são sempre homenagens. Não estava a contar, foi uma coisa fora de série! Irá ficar para sempre na minha memória, estou agradecido ao Athletic Bilbao pela homenagem e pela forma como foi feita.»
A gala realiza-se na véspera de o FC Porto defrontar o Benfica, na Luz, na 7.ª jornada da Liga. Por isso, com a equipa em Lisboa, não é expectável que esteja presente qualquer elemento do plantel ou da equipa técnica.
A cerimónia terá início às 21h30 e serão premiadas as instituições e personalidades que mais se destacaram nos últimos meses ao serviço do emblema azul e branco.