OMS, OMC e ACNUR serão as organizações apoiadas
A FIFA anunciou que irá destinar 50 milhões de dólares (cerca de 47,5 milhões de euros) para apoiar três organizações internacionais que promovem o desenvolvimento social: Organização Mundial de Saúde (OMS), Organização Mundial do Comércio (OMC) e ACNUR (Agência das Nações Unidas para os Refugiados).
A verba será distribuída com objetivos específicos para cada parceria. Em colaboração com a OMS, a FIFA apoiará a iniciativa 'Beat the Heat', que visa proteger trabalhadores expostos a condições de calor extremo, agravadas pelas alterações climáticas.
Os atletas são abrangidos pelo mecanismo de apoio após terem ficado sem receber salários devido à insolvência ou encerramento da atividade desportiva dos clubes que representavam
Já em parceria com a OMC, a FIFA contribuirá para o Fundo das Mulheres Exportadoras da Economia Digital, uma iniciativa que apoia mulheres a aceder a novas oportunidades no comércio internacional e na economia digital, oferecendo subvenções e assistência técnica.
Por último, a colaboração com o ACNUR será direcionada a prestar apoio a refugiados e deslocados no Médio Oriente e Norte de África.
Dire(i)to ao Desporto é o espaço de opinião semanal de Marta Vieira da Cruz, jurista
Os 47,5 milhões de euros destinados a estas iniciativas provêm de um fundo gerado pelos 5,5 mil milhões de euros em lucros alcançados durante o Campeonato do Mundo de 2022, realizado no Qatar.