Antigo avançado do Man. City perto de ser... presidente da Geórgia

Mikheil Kavelashvili deverá tornar-se presidente da Geórgia depois de o partido no poder do país o ter nomeado como candidato

Não será o primeiro (lembremo-nos de George Weah, por exemplo), mas é sempre de destacar quando um ex-jogador de futebol passa dos relvados para o mais alto cargo de uma nação. É o caso de Mikhail Kavelashvili, antigo avançado de Manchester City, que está perto de ser eleito o próximo presidente da Geórgia.

Kavelashvili, de 53 anos, foi nomeado pelo partido Sonho Georgiano, que tem a maioria do parlamento, como candidato à presidência. Dado que o cargo de presidente é em grande parte cerimonial e será escolhido por um órgão parlamentar interno, é, praticamente certo que, a partir de 14 de dezembro, o ex-citizen ocupe o cargo mais importante do país.

Mikhail Kavelashvili (esquerda) e Georgi Kinkladze (direita), a dupla georgiana do City

Formado no Dinamo Tbilisi, chegou ao City na época de 1995/96 e marcou três golos em 28 jogos pelo clube, sendo mais recordado por ter marcado na estreia, numa derrota por 3-2 contra o Manchester United, semanas antes de os citizens serem despromovidos da Premier League.

Em 1997, foi emprestado ao Grasshoppers, da Suíça, e saiu definitivamente no verão de 1999, rumando ao Zurique. Passou, ainda por Luzern, FC Sion, Aarau e Spartak Vladikavkaz, antes de acabar a carreira no Basileia, na temporada 2006/07.

Mikhail Kavelashvili no Basileia