Nani e o momento do Sporting: «Acredito que o sucesso vai continuar»
Antigo jogador dos leões elogia João Pereira e desvaloriza goleada com o Arsenal
Nani marcou presença na inauguração do Arena Portugal, o pavilhão-casa das seleções nacionais de futsal. O atual jogador do Estrela da Amadora jogou na companhia de antigos internacionais por Portugal de diversas modalidades, com Hélder Postiga, Pepe, Fábio Coentrão, Ricardo, Bruno Alves e Éder a serem os representantes do futebol masculino.
Na Cidade do Futebol, Nani elogiou o momento de celebração, e mostrou-se satisfeito por recordar os tempos de infância onde começou a jogar nos pavilhões de futsal, explicando que num momento difícil, após a morte do pai, «foi bom estar com amigos». Nani jogou na quadra do Arena Portugal e explicou porque ainda não está apto para jogar pela equipa da Reboleira «Foi uma semana difícil para mim e não estava em condições físicas para poder representar o Estrela, porque jogar no Estrela e jogar aqui é diferente. Acho que é uma exigência física muito grande e tenho de me preparar para poder voltar a corresponder às expectativas do clube. Hoje era uma diversão, queria estar aqui com amigos e ganhar uma energia positiva. Foi exatamente o que aconteceu. Estou feliz por esta oportunidade e agora é continuar focado e trabalhar para poder voltar ao meu clube.»
Atento ao que se passou em Alvalade no jogo com o Arsenal, Nani considera que não é justo fazer grandes análises nesta altura: «Não é muito justo falar do Sporting agora. O Sporting tem vindo a fazer uma excelente época, tem demonstrado um excelente futebol, e tem excelentes jogadores. É uma estrutura que está muito consistente e eles sabem o que estão a fazer. É lógico que é um momento difícil, porque trocaram de treinador, agora é adaptarem-se a um novo treinador, mas acredito que o sucesso vai continuar e vai manter-se no clube porque as bases já estão lá. Têm talento e qualidade para continuar.»
O ex-jogador dos leões não considera a goleada sofrida frente ao Arsenal como um acidente de percurso. «Foi um jogo e não jogaram contra uma equipa qualquer, foi o Arsenal», disse, considerando que os 5-1 podem trazer benefícios: «Pode ser algo positivo, porque as grandes equipas quando estão sempre a vencer, estão habituadas a vencer, elas têm que ter um momento em que lhes dê o clique para perceber que não é tudo maravilhas, que a qualquer momento pode acontecer uma derrota. Este momento pode ser um abre olhos para continuarem a trabalhar no máximo e não relaxarem. O campeonato ainda é longo e há muito para se batalhar.»
Nani sublinhou que é necessária uma adaptação do plantel leonino a João Pereira, mas não teme grandes mudanças depois da saída de Ruben Amorim: «Sabemos que qualquer equipa que está habituada a um treinador, a ganhar, uma mudança de voz pode no início mexer com alguns jogadores e com a estrutura, mas os atletas são muito inteligentes. Estão preparados para se adaptarem a qualquer circunstância e vão ter de se adaptar a este novo treinador e o modo de jogar vai ser mesmo. O João Pereira estava a ser preparado há algum tempo e acredito que vai ter sucesso. É uma questão de tempo.»
«Não depende só do Ruben Amorim, depende se estão preparados para a exigência»
Nani também jogou no Manchester United e, por isso, a ida de Rúben Amorim para Old Trafford foi outro dos temas de conversa, no sentido de perceber se o ex-técnico do Sporting é o homem certo para os ingleses voltarem aos tempos de Alex Ferguson. «O homem certo é sempre difícil de dizer, mas acredito muito que ele vai fazer um bom trabalho. Mas, não depende só dele e daquilo que ele vai levar para o clube. Depende também se as pessoas que vão trabalhar com ele vão estar preparadas para a exigência, para voltarem a ser vencedores. Mas, acredito que ele vai ter sucesso no clube, já o demonstrou no Sporting. É lógico que não é só chegar e mudar os jogadores de um dia para o outro, acho que tem o seu tempo. Ele vai trabalhar e vai demonstrar que foi uma boa contratação», reforçou Nani.