‘Task Force’ da FIFA para o bem-estar dos jogadores
Arsène Wenger, chefe de desenvolvimento global do futebol da FIFA, vai liderar a 'task force' (Foto: IMAGO)

‘Task Force’ da FIFA para o bem-estar dos jogadores

Dire(i)to ao Desporto é o espaço de opinião semanal de Marta Vieira da Cruz, jurista

Esta semana foi noticiado que o Conselho da FIFA decidiu criar uma task force sobre o bem-estar dos jogadores, de forma a promover o diálogo entre todas as partes interessadas sobre estas questões.

Este grupo será liderado pelo chefe de desenvolvimento global do futebol da FIFA, Arsène Wenger, e inclui representantes das federações nacionais, das confederações, da FIFPRO, da Associação Europeia de Clubes e da Associação Mundial das Ligas.

O objetivo é examinar quais as medidas mais adequadas e eficazes para os jogadores que podem ser implementadas, tendo em conta as perspetivas operacional, médica, regulatória e jurídica, apresentando, no final, recomendações baseadas nos mais recentes estudos científicos sobre o tema do bem-estar físico e mental dos jogadores.

O estabelecimento desta task force vem na sequência de diálogos anteriores com representantes dos jogadores profissionais de uma multiplicidade de associações e ligas, incluindo a English Premier League e a Women's Super League, bem como de iniciativas implementadas pela FIFA para melhorar o bem-estar dos jogadores.

A contemporaneidade da criação deste grupo de trabalho com o anúncio público da queixa à Comissão Europeia relativamente ao calendário internacional e à sobrecarga física e mental que tal representa para os atletas na semana passada, por um conjunto significativo de stakeholders, não é certamente uma coincidência.

Aguardemos para ver as conclusões que resultam deste trabalho, bem como da consulta às partes interessadas relativamente às alterações regulamentares a introduzir pela FIFA após a decisão do TJUE no ‘caso Diarra’. Esperam-se novidades até ao final deste ano.