Liga 2 Feirense vence Penafiel em jogo com duas expulsões e 20 portugueses de início!
O Feirense recebeu e venceu o Penafiel (2-0), numa partida referente à 2.ª jornada da Liga 2, realizada na noite deste domingo, no Estádio Carlos Osório, em Oliveira de Azeméis.
Os fogaceiros, a jogarem em casa emprestada, ficaram desde muito cedo a jogar com mais um elemento, uma vez que João Oliveira foi expulso logo aos 11 minutos, depois de uma entrada muito dura sobre Henrique Jocú.
Pese embora o revés, o Penafiel manteve-se organizado e, a espaços, tentou a sua sorte, como foi o caso do cabeceamento de Hugo Firmino (14'), após cruzamento da direita de Miguel Maga.
O Feirense tomou conta do jogo e começou a aproximar-se da baliza de Pedro Silva, mas nem Rúben Alves (20'), nem Cláudio Silva, dois minutos depois, conseguiram marcar.
A melhor oportunidade da primeira parte acabou por pertencer ao conjunto duriense, com André Silva, aos 30 minutos, a rematar para grande defesa de Pedro Mateus.
Oche, por duas vezes (34 e 45+2') procurou inaugurar o marcador, mas a mira do nigeriano estava desafinada.
Na etapa complementar intensificou-se a pressão fogaceira, que ficou ainda mais patente depois de mais uma expulsão nos durienses: Rúben Pereira viu o segundo cartão amarelo aos 59 minutos e foi expulso. Tudo mais complicado para a formação orientada por Hélder Cristóvão, que, ainda assim, foi resistindo...
A partir desse momento assistiu-se a um 'assalto' total do Feirense à baliza contrária, com destaque para os lances protagonizados por Sérgio Conceição (61') e João Paredes (70). Pelo meio, os forasteiros ainda se chegaram à frente, com João Silva, num forte remate de ressaca, a obrigar Pedro Mateus a brilhar entre os postes.
Até que, aos 82 minutos, os comandados de Ricardo Sousa conseguiram mesmo chegar ao golo: cruzamento da esquerda de Rúben Alves e Ndione, ao segundo poste, desviou para o primeiro golo da noite.
Já em período de compensação (90+1), Lucas Silva descobriu Oche na esquerda e o nigeriano, já na área, rematou para o 2-0.
A última nota de destaque sobre esta partida prende-se com o número de jogadores portugueses que jogaram de início: 20! O Feirense apresentou apenas dois estrangeiros no onze titular (Dudu e Oche), ao passo que o Penafiel jogou com uma equipa totalmente lusitana. Facto invulgar, mas de aplaudir, naturalmente.
O Feirense - que na ronda inaugural tinha sido derrotado pelo UD Oliveirense (1-3) - soma, assim, os três primeiros pontos nesta edição da Liga 2, igualando, precisamente, o Penafiel - que tinha vencido o Leixões (3-0).
Na próxima jornada, os fogaceiros deslocam-se ao terreno do Académico de Viseu (sábado, às 11 horas), ao passo que os durienses voltam a jogar fora e de novo no Estádio Carlos Osório, agora diante do UD Oliveirense (domingo, às 11 horas).