FC Porto: Zé Pedro já chegou ao topo e por lá promete continuar
Defesa-central fez a estreia absoluta na Liga no clássico com o Benfica. Entrou depois de os dragões terem ficado com menos um jogador em campo, mas não tremeu e respondeu à altura. Sérgio Conceição pode contar com ele.
José Pedro da Silva Figueiredo Freitas. Ou, no mundo do futebol, apenas Zé Pedro. Um nome que ficará eternamente marcado na história do FC Porto, por ter sido o mais recente a passar a figurar na imensa lista de jogadores que vestiram a camisola azul e branca no mais alto patamar do futebol português.
Falamos de jogos de Liga, sublinhe-se. Porque Zé Pedro já tinha jogado pela equipa principal dos dragões, mas numa partida da Taça da Liga – na época 2021/2022, o defesa-central fez dupla com João Marcelo (brasileiro que está atualmente cedido ao Cruzeiro) na vitória dos portistas diante do Rio Ave (1-0).
A noite da passada sexta-feira ficará, portanto, eternamente da memória do jogador, de 26 anos. O debute já seria, por si só, para recordar para todo o sempre, mas o momento tornou-se ainda mais especial por ser num dos maiores clássicos do panorama nacional, numa partida diante do Benfica. O resultado, claro, não foi o mais desejado, uma vez que os dragões saíram derrotados (0-1) do recinto das águias, mas, individualizando, Zé Pedro pode estar de consciência tranquila. Porque rubricou uma exibição positiva.
Lançado às ‘feras’ por Sérgio Conceição ao minuto 25 – substituiu Romário Baró na sequência da expulsão de Fábio Cardoso -, o defesa-central não acusou qualquer tipo de pressão e bateu-se com os adversários como se já andasse nestas andanças de elite há muitos anos. Obteve nota 6 de A BOLA, o que diz bem da positividade da sua prestação.
Como se diz na gíria futebolística, o azar de uns é a sorte de outros. Porque, afinal, a chegada de Zé Pedro ao topo portista ficou a dever-se ao infortúnio de… três colegas de equipa. Com Pepe e Iván Marcano lesionados (o internacional português estava em dúvida, mas acabou por não recuperar a tempo, ao passo que o espanhol foi operado ao ligamento cruzado anterior do joelho direito e não joga mais esta temporada), restava a Sérgio Conceição a dupla formada por Fábio Cardoso e David Carmo. Ambos jogaram lado a lado no eixo da defensiva azul e branca no clássico, mas a já mencionada expulsão de Fábio Cardoso potenciou a entrada em jogo de Zé Pedro.
O central cumpre a terceira temporada no FC Porto, onde chegou proveniente do Estrela da Amadora, mas tem sido sempre utilizado na equipa B dos azuis e brancos. Mas viu, agora, ser aberta uma (enorme) janela de oportunidade que lhe dá legítimas esperanças em sonhar com uma afirmação em definitivo na formação principal dos dragões. E com Sérgio Conceição, já se sabe: se os jogadores trabalharem no duro, estão (muito) mais perto de jogar…