FC Porto-Vizela: foco total na Liga, antes da paragem
Dragões venceram em Vizela na primeira volta por 2-0 (IMAGO)
Foto: IMAGO

Antevisão FC Porto-Vizela: foco total na Liga, antes da paragem

NACIONAL16.03.202408:15

Azuis e brancos recebem minhotos na ressaca da eliminação europeia, contra o Arsenal; vizelenses, em recuperação, querem pontuar no Dragão pela primeira vez na sua história; última partida para ambos antes da interrupção do campeonato

FC Porto e Vizela medem forças este sábado, no Estádio do Dragão, na 26.ª jornada da Liga, a partir das 20.30 horas.

Após ter sido eliminado da Liga dos Campeões, após desempate por grandes penalidades, frente ao Arsenal, o emblema azul e branco volta a virar as atenções para o campeonato, e procura pressionar os rivais Sporting e Benfica, que jogam apenas no domingo.

Já o Vizela vem de um triunfo importante na ronda transata, ante o Farense (2-1), e parece estar em fase de recuperação, depois de parecer estar condenado à despromoção, há algumas semanas.

Histórico de confrontos

Registo 100 por cento vitorioso dos dragões na condição de visitado contra os vizelenses. Em três duelos, o FC Porto marcou 15 golos e sofreu apenas três. Na temporada passada, a segunda dos minhotos na Liga desde 1984/85, a turma de Sérgio Conceição levou a melhor (2-0), com golos de Pepê e Mehdi Taremi.

No confronto da primeira volta, em Vizela, os portistas também venceram por dois golos sem resposta. Taremi e Eustáquio foram os autores dos golos que permitiram aos azuis e brancos vencerem na jornada 9 do campeonato.

FC Porto

Depois da amarga queda das competições europeias, na última terça-feira, em Londres, os dragões viram agora as atenções para a Liga, mesmo antes da paragem do campeonato para compromissos das seleções.

FC Porto: adeus à Champions, foco na Liga e na Taça

13 março 2024, 19:37

FC Porto: adeus à Champions, foco na Liga e na Taça

FC Porto caiu de pé na Europa e concentra agora as energias nos dois objetivos que restam na temporada; Sérgio Conceição eleva moral das tropas para a receção ao Vizela; sentimento de injustiça é para se refletir dentro de campo

No terceiro lugar da tabela, os portistas atravessam um bom momento no que concerne aos jogos para a Liga: a equipa de Sérgio Conceição vem de dois triunfos expressivos, um deles frente ao Benfica (5-0), e tem apresentado uma solidez defensiva assinalável (apenas 1 golo concedido nas últimas 4 jornadas).

Apesar de ter saído com queixas do encontro no Emirates, Alan Varela deverá manter o seu lugar no onze portista, ao lado de Nico González. De resto, é esperado que Conceição repita a equipa escalada contra os gunners.

Sistema tático: 4x2x3x1

Equipa provável: Diogo Costa; João Mário, Pepe, Otávio, Wendell; Alan Varela, Nico González, Francisco Conceição, Pepê, Galeno; Evanilson.

Lesionados: Gonçalo Ribeiro, Marcano e Zaidu

Em dúvida: Alan Varela

Figura: Pepe. Impressionante o que continua a jogar o experiente capitão portista. Aos 41 anos, cumpriu os 120 minutos em Londres, num teste de exigência física máxima, e está pronto para voltar a atuar ao lado de Otávio este sábado. Volta a integrar a convocatória de Roberto Martínez para a Seleção Nacional.

O que disse Sérgio Conceição na antevisão ao jogo:

Vizela

Após um período negro, no qual somou 10 desafios seguidos sem vencer, o Vizela respira agora um pouco melhor, apesar de continuar no penúltimo lugar da tabela, a 2 pontos do Portimonense, no 15.º posto.

A vitória contra o Farense veio confirmar o momento de recuperação dos homens de Rubén de La Barrera, que também não deverá mexer no onze para o duelo no Dragão.

Sistema tático: 4x3x3

Equipa provável: Buntic; Tomás Silva, Jota Gonçalves, Rodrigo Escoval, Matheus Pereira; Pedro Ortiz, Bruno Costa, Samu; Lokilo, Essende, Domingos Quina.

Lesionados: Francesco Ruberto

Figura: Soro. O espanhol tem tirado protagonismo ao goleador máximo dos vizelenses, Samuel Essende, com golos absolutamente decisivos. O ex-jogador do Granada foi crucial nos jogos diante de Casa Pia e Farense.

O que disse Rubén de la Barrera antes do encontro: