Uma luta contra o tempo para ter o capitão em Barcelona; caso não recupere, Sérgio Conceição tem apenas Fábio Cardoso para o eixo defensivo; situação obrigaria a opção de recurso, com a possibilidade de Grujic jogar a central
Embora difícil, a recuperação de Pepe para o encontro com o Barcelona, na próxima terça-feira, na Catalunha, não está descartada. Todos os cenários estão colocados em cima da mesa e a recuperação do defesa-central, que falhou a dupla jornada da Seleção Nacional devido uma lesão muscular na coxa direita, contraída em Guimarães para o campeonato, não está colocada de parte.
O capitão dos dragões, em perfeita sintonia com o departamento médico dos dragões, liderado por Nélson Puga, está a envidar todos os esforços no sentido de estar apto clinicamente para o importante encontro com o Barcelona, na próxima semana, pode uma vitória dos azuis e brancos dará automaticamente a liderança do Grupo H da fase de grupos. A mazela sofrida na cidade-berço agudizou sobremaneira o quadro clínico dos portistas e, por inerência, complicou imenso a vida a Sérgio Conceição.
É que se o internacional português não recuperar a tempo de viajar com a equipa para a cidade Condal, o técnico corre o risco de só ter Fábio Cardoso para utilizar no eixo defensivo contra o Barcelona, uma vez que David Carmo cumprirá uma partida de castigo na Catalunha — completou diante dos belgas do Antuérpia uma série de três cartões amarelos — e Zé Pedro não está inscrito pelo FC Porto na UEFA. Uma situação difícil de gerir e que obrigaria a uma adaptação ao eixo central de um jogador de outra posição de raiz, na circunstância o sérvio Grujic, que já alinhou, ainda que de forma esporádica, numa posição mais recuada do terreno.
Mas existe a firme esperança de que Pepe possa voltar a competir diante daquele que foi um dos seus maiores rivais enquanto defendeu as cores do Real Madrid em Espanha. O jogador tem abdicado das folgas para estar o mais rapidamente à disposição de Sérgio Conceição. Marcou presença na Gala das Quinas, onde foi homenageado, mas ontem, bem cedo, já estava presente nas instalações do Centro de Treinos e Formação Desportiva a realizar tratamento, juntamente com Wendell, Zaidu, Iván Jaime, Samuel Portugal e Gabriel Veron e Marcano.
Treinador dos azuis e brancos fala da importância dos médios e dos avançados no processo defensivo; os elogios a Pepe e o desejo para que os outros colegas e setor possam chegar-lhe aos 'calcanhares'
FRANCISCO, BERNARDO E GRUJIC DE VOLTA AO OLIVAL
Um dia depois de o FC Porto ter regressado aos treinos, já com Diogo Costa e João Mário integrados, Sérgio Conceição contou com mais três reforços no Olival. Francisco Conceição e Bernardo Folha, convocados pela Seleção Nacional de sub-21 e Marko Grujic, chamado pela Sérvia, regressaram esta terça-feira dos respetivos compromissos internacionais, tendo estado às ordens do técnico portista, sendo todos opção para o encontro com o Montalegre, em jogo relativo à quarta eliminatória da Taça de Portugal. Faltam chegar ao Olival Taremi, Jorge Sanchéz e Eustáquio, mas estes dois últimos apenas hoje têm o derradeiro compromisso das respetivas seleções no continente americano.