FC Porto: Municipal de Aveiro traz boas memórias em Supertaças
Azuis e brancos perderam apenas uma final disputada naquele estádio, em nove tentativas. Desaire com o Benfica na época transata foi a exceção. Estreia de Vítor Bruno ao leme dos dragões logo com troféu em disputa
Aproxima-se a passos largos a Supertaça 2024/25, agendada para este sábado, no Estádio Municipal de Aveiro, a partir das 20.15 horas.
FC Porto, detentor da Taça de Portugal, e Sporting, campeão nacional, vão batalhar pelo primeiro troféu oficial da temporada, num recinto que costuma ser sinónimo de títulos para… os dragões.
É que, desde que se realiza a Supertaça em Aveiro (2009), o emblema portista disputou nove finais, com oito títulos conquistados. A única partida decisiva que perdeu naquele estádio foi precisamente na temporada passada, quando o conjunto orientado por Sérgio Conceição saiu derrotado do duelo com o Benfica (0-2), com a célebre expulsão de Pepe já perto do apito final.
A epopeia azul e branca em finais aveirenses, que conta com uma série de cinco conquistas consecutivas, começou no arranque da época 2009/10, com um triunfo (2-0) sobre o Paços de Ferreira, que havia perdido a final da Taça de Portugal meses antes, diante do mesmo FC Porto, de Jesualdo Ferreira.
No ano seguinte, novo título, desta feita ante o campeão Benfica (2-0), com golos de Rolando e Radamel Falcao. Seguiram-se triunfos frente a Vitória de Guimarães (2-1, 2011), Académica (1-0, 2012), e novamente Vitória de Guimarães (3-0, 2013), antes de um período de cinco anos sem marcar presença na Supertaça.
No regresso ao Municipal de Aveiro, em agosto de 2018, os dragões já comandados por Sérgio Conceição levaram a melhor sobre o Aves (3-1), que tinha conquistado a Taça de Portugal na temporada anterior, frente ao Sporting.
Dois anos mais tarde, a Supertaça ‘especial’ durante a pandemia foi disputada a 23 de dezembro, contra o Benfica. Golos de Sérgio Oliveira e Luis Díaz selaram o triunfo portista (2-0) ante os encarnados de Jorge Jesus.
O último troféu foi ganho em 2022, na altura diante do Tondela (3-0), que tinha sido finalista vencido no Jamor meses antes.
Agora, sob o comando de um novo timoneiro ao fim de sete temporadas, o FC Porto vai tentar superar o Sporting, contra o qual já não disputa uma Supertaça desde 2008. Na altura, os leões, orientados por Paulo Bento, venceram por 2-0, com um ‘bis’ de Yannick Djaló. Foi, aliás, a última Supertaça disputada fora de Aveiro, tendo sido jogada no Estádio do Algarve.
Vítor Bruno, que conta com três Supertaças no currículo, como adjunto de Sérgio Conceição, tem pela frente o desafio de trazer para o Museu do Dragão o 24.º troféu da história do clube, agora como técnico principal.
Evanilson feliz em Aveiro
Dos 34 jogadores apresentados pelo FC Porto no passado domingo, no encontro com o Al Nassr (4-0), no Dragão, apenas um sabe o que é marcar em Supertaças.
Evanilson, que ainda não somou qualquer minuto sob o comando de Vítor Bruno, por ter estado a gozar de um período de férias após o término da Copa América com o Brasil, apontou um golo na edição da prova de 2022, frente ao Tondela, num triunfo azul e branco (3-0) construído também por um ‘bis’ de Mehdi Taremi.
Além disso, o número 30 dos dragões gosta de marcar ao Sporting: regista quatro tentos em oito confrontos com os leões, sendo que marcou nos últimos dois duelos. Foi dele o primeiro golo do FC Porto contra os pupilos de Rúben Amorim no Jamor, há mais de dois meses, na final da Taça de Portugal, vencida pelos azuis e brancos por 2-1, após prolongamento.