FC Porto: Moura a ‘pedir’ descanso e Wendell e Zaidu de olho
Português tem sido indiscutível nos dragões… tal como já era no Famalicão. Taça da Liga pode lançar brasileiro ou nigeriano no onze
O calendário vai apertando cada vez mais e há jogadores que, fruto da sua quase ininterrupta utilização, vão pedindo descanso. É o caso de Francisco Moura. O lateral-esquerdo tem sido um dos indiscutíveis na presente temporada e, como tal, é de todo expectável que a sua condição física possa ser gerida no encontro de amanhã à noite, diante do Moreirense. É certo que é um jogo a eliminar, que vale uma presença na ‘final-four’ da Taça da Liga, mas também não é menos verdade que Vítor Bruno tem horizontes mais alargados e, por essa razão, tem de pensar também a médio/longo prazo.
Desde que chegou ao Dragão, Francisco Moura participou em todos os 9 jogos oficiais que podia participar. Os azuis e brancos já realizaram 14 encontros em 2024/2025, mas o camisola 74 ainda não estava na Invicta à data da Supertaça nem nas primeiras quatro jornadas da Liga – realizou-as ao serviço do Famalicão e em todas cumpriu os 90 minutos. E nos 9 desafios que completou pelos portistas, Francisco Moura só não foi titular diante do Sintrense (3-0, para a Taça de Portugal, tendo sido lançado no decorrer da segunda parte). Nos restantes 8, jogou sempre de início e apenas por duas vezes foi substituído: com o Farense (2-1), para a Liga, e diante do Bodo/Glimt (2-3), para a Liga Europa.
Ora, este cenário abre a porta do onze a Wendell ou Zaidu. Tanto o brasileiro como o nigeriano recuperaram recentemente das respetivas lesões e podem uma oportunidade na receção aos cónegos. Wendell partirá com ligeiramente vantagem na luta pela titularidade, mas Zaidu também tem uma palavra a dizer.
Mudança pode alargar-se à direita
Se à esquerda deverá haver mudanças, à direita também. Apesar de o duelo com os verdes do Minho significar o bilhete para as meias-finais da mais jovem competição do calendário nacional, o técnico portista deve promover algumas alterações no onze que lançou na passada segunda-feira, diante do Aves SAD (5-0), pelo que João Mário tem totalmente aberta a candidatura ao lugar.
O lateral está pronto para ser o escolhido para a rendição a Martim Fernandes, pese embora a excelente atuação do camisola 52 diante dos avenses – duas assistências para golo.
Depois do embate de amanhã com o Moreirense, o FC Porto terá três jogos num espaço de apenas uma semana – Estoril (para a Liga, no domingo), Lazio (Liga Europa, no dia 7) e Benfica (Liga, dia 10) -, pelo que a rotatividade é uma quase certeza tendo em vista o repouso das unidades que mais minutos têm acumulado ao longo da época.