FC Porto lidera nos clubes mais sustentáveis do mundo
Dragões sobem um lugar até ao topo, a par do Borussia Dortmund
O FC Porto foi considerado o clube mais sustentável do mundo, a par do Borussia Dortmund, de acordo com o ranking mundial de sustentabilidade elaborado pela Global Sustainability Benchmark in Sports (GSBS) para o ano de 2024.
O clube português e o alemão alcançam uma avaliação de 80%, equivalente a performance “Gold” - atrás da Fórmula E, líder com 85%, e à frente de Atlético Madrid (78%), Real Madrid (76) e Barcelona (75).
Mas o FC Porto não é novo neste ranking. Os dragões subiram um ponto percentual em relação ao anterior ranking – tinha 79 por cento, enquanto os alemães haviam alcançado 81% - njuma avaliação que faz o balanço entre quatro áreas: Corporate, ambiente, social e Governance. 86%, 72%, 79% e 82% foram os resultados obtidos em cada um dos parâmetros, respetivamente.
Christian Hartmann, CEO do GSBS, referiu que «o FC Porto impressionou a equipa» que elaborou o índice e «solidificou a posição enquanto líder a nível mundial».
A GSBS diz que pesou «o processo abrangente e bem executado, juntamente com uma disponibilização robusta de dados, um compromisso inabalável com o progresso tangível baseado em dados e uma dedicação a ações significativas que levaram os azuis e brancos à segunda posição».
Top 10 do Global Sustainability Benchmark in Sports:
1. Formula E (85%)
2. Borussia Dortmund (80%)
3. FC PORTO (80%)
4. Atlético de Madrid (78%)
5. Real Madrid (76%)
6. Barcelona (75%)
7. Dorna Sports (75%)
8. Wolfsburgo (75%)
9. MotorSport UK (75%)
10. McLaren Racing (74%)