Equipa de Vítor Bruno quer recuperar o segundo lugar da Liga e continuar a apenas três pontos do Sporting, enquanto o Farense procura somar o primeiro ponto em 2024/25
Terminada a pausa internacional, o futebol de clubes regressou este fim de semana e o FC Porto quer mostrar que recuperou da primeira derrota da temporada, com o Sporting (2-0), em Alvalade, após um início exemplar com quatro vitórias em quatro jogos e… um título, a Supertaça.
A formação orientada por Vítor Bruno recebe o Farense, este domingo, no Estádio do Dragão, com o jogo a começar às 15h30, algo que não acontecia desde 2018, altura em que venceram o Rio Ave (2-1), com golos de Brahimi e Taremi. Nuno Almeida foi nomeado como o árbitro principal desta partida relativa à quinta jornada do campeonato.
FC Porto-Farense, às 15.30 horas, cria nostalgia nos adeptos, mas não é preciso recuar aos bons tempos do Estádio das Antas para descobrir o último desafio com horário à ‘antiga’
Ao contrário dos portistas, que até ao jogo com os leões só sabiam vencer, os algarvios só sabem perder, e são a única equipa da Liga que ainda não soma qualquer ponto. Moreirense (1-2), Rio Ave (1-0), Sporting (0-5) e Nacional (2-0) ganharam à formação orientada por José Mota, que também tem um registo negativo no confronto direto com os portistas.
Desde que regressou ao principal escalão do futebol português, o Farense perdeu os quatro duelos com o FC Porto, sendo que o último foi no início deste ano, em Faro, por 3-1. Para encontrarmos a última vez em que o resultado não foi positivo para a equipa do norte, temos de recuar a 2000, quando se verificou um empate a três bolas para o campeonato.
FC Porto
O FC Porto está obrigado a vencer se quiser voltar ao segundo lugar do campeonato, isto após terem sido ultrapassados por Famalicão (empatou com o Gil Vicente) e Benfica (venceu o Santa Clara) na tabela classificativa, e se quiserem estar novamente a apenas três pontos dos leões, que venceram na sexta-feira em Arouca (3-0).
Com vitórias ao Gil Vicente (3-0), Santa Clara (0-2) e Rio Ave (2-0), todas com uma expulsão do adversário, os portistas perderam no Estádio José Alvalade e, com isso, a liderança partilhada, pelo que, à partida para a jornada 5, somavam 9 pontos, tal como os famalicenses, os açorianos e também o Vitória de Guimarães.
Com a lesão de Fábio Vieira e a presença de alguns jogadores nas seleções, Vítor Bruno não deve mudar o seu onze na receção ao Farense, mesmo após uma derrota, embora tenha aberto a porta à estreia dos reforços, sendo que Samu já o fez em Alvalade.
Resultado dos exames a que o médio se submeteu à lesão na coxa direita dita paragem de cerca de quatro semanas. Na época passada, no Arsenal, por causa de dois problemas físicos, perdeu 20 jogos dos londrinos
Apesar de ter estado com um pé e meio fora do FC Porto, por força do interesse do Al Ittihad - que acabou por contratar Bergwijn em vez do brasileiro -, Wenderson Galeno continua, naturalmente, nos planos de Vítor Bruno. O ex-SC Braga tem jogado esta temporada a lateral esquerdo, mas, após a derrota com o Sporting, o técnico abriu a possibilidade em voltar a subir no relvado, embora isso dependa da condição física de Wendell, que representou a seleção brasileira nesta pausa internacional. Galeno conta com cinco golos em cinco jogos esta época, mesmo a jogar numa posição que não é sua.
Avançado do FC Porto pediu a namorada em casamento
O que disse Vítor Bruno: «Após uma derrota, a nossa vontade é atacar o jogo numa fase imediata. Nós fomentamos muito uma regra aqui dentro, que é não entrarmos em agonia mais do que 24 horas. Equipas com poucos pontos são sempre imprevisíveis. Já estive desse lado. Sei que muitas vezes se agarram a tudo e unem-se. É preciso estarmos em alerta permanente. Teremos que saber identificar a melhor forma de atacar um Farense que, do ponto de vista estrutural, posicional, poderá oferecer algumas dúvidas naquilo que foi a nossa preparação, até pelas notícias que vieram a público.»
Treinador do FC Porto fez este sábado o lançamento do jogo contra o Farense
Farense
Como foi dito anteriormente,o Farense não podia ter pedido um pior arranque de temporada, isto após ter garantindo tranquilamente a permanência na anterior, que terminou na 10.ª posição, com 37 pontos.
Com apenas um golo marcado logo no primeiro jogo oficial de 2024/25 e já com 10 golos sofridos - embora metade seja 'culpa' do Sporting - os algarvios têm de fazer muito melhor se quiserem somar o primeiro ponto do campeonato português no Dragão, e José Mota até revelou que pode mudar a disposição tática dos seus jogadores.
O técnico de 60 anos está a planear em usar três centrais no duelo com o FC Porto e também em integrar alguns reforços que chegaram no fim do mercado de transferências, o que significa que está disposto a fazer mudanças drásticas no onze para conseguir um resultado diferente neste quinto jogo.
José Mota deverá alterar o esquema e promover a estreia de reforços e de Raul Silva. Três centrais ensaiado em jogo-treino com o Portimonense. Reforços Poloni e Merghem, apontados ao onze.
Lesionados: Luiz Felipe, Kaique Pereira e Alex Bermejo
A figura: Mehdi Merghem
Atacante franco-argelino chegou no último dia de mercado de transferências a Faro, proveniente do Guingamp, para colmatar a saída de Belloumi para o Hull City e pode já fazer a sua estreia na Liga no Dragão, frente ao FC Porto. O jogador de 27 anos chega com o estatuto de titular e o próprio José Mota afirmou que o objetivo é esse, embora haja um período de adaptação. Na última temporada fez 5 golos e 1 assistência em 35 jogos na Ligue 2, a maioria no onze inicial.
Extremo/médio-ofensivo franco-argelino preenche a saída de Belloumi para o Hull City. Jogava no Guingamp, do segundo escalão francês.
O que disse José Mota: «Sabemos os resultados que temos obtido, ainda não temos pontos, não era isso que pretendíamos e estamos conscientes dessas dificuldades. Internamente temos que saber o temos que mudar e fazer para que os resultados apareçam. Poderia estar a enumerar uma série de situações, mas não o farei, porque nunca me justifiquei com situações que por vezes acontecem. Gosto, sim, de perceber que temos muito para evoluir e trabalhar, temos todos que perceber e saber o que é o Farense. E dentro dessa realidade, estou convencido que no futuro vamos ter boas prestações.»
Treinador do Farense abordou o jogo com os dragões, domingo no Dragão, e a entrada em falso dos algarvios no campeonato. Não está preocupado com o seu futuro, mas sim em dar a volta aos maus resultados. Vê o FC Porto com o mesmo ADN de sempre.