FC Porto-Farense: dragões não querem deixar escapar (ainda mais) o líder
Terminada a pausa internacional, o futebol de clubes regressou este fim de semana e o FC Porto quer mostrar que recuperou da primeira derrota da temporada, com o Sporting (2-0), em Alvalade, após um início exemplar com quatro vitórias em quatro jogos e… um título, a Supertaça.
A formação orientada por Vítor Bruno recebe o Farense, este domingo, no Estádio do Dragão, com o jogo a começar às 15h30, algo que não acontecia desde 2018, altura em que venceram o Rio Ave (2-1), com golos de Brahimi e Taremi. Nuno Almeida foi nomeado como o árbitro principal desta partida relativa à quinta jornada do campeonato.
Ao contrário dos portistas, que até ao jogo com os leões só sabiam vencer, os algarvios só sabem perder, e são a única equipa da Liga que ainda não soma qualquer ponto. Moreirense (1-2), Rio Ave (1-0), Sporting (0-5) e Nacional (2-0) ganharam à formação orientada por José Mota, que também tem um registo negativo no confronto direto com os portistas.
Desde que regressou ao principal escalão do futebol português, o Farense perdeu os quatro duelos com o FC Porto, sendo que o último foi no início deste ano, em Faro, por 3-1. Para encontrarmos a última vez em que o resultado não foi positivo para a equipa do norte, temos de recuar a 2000, quando se verificou um empate a três bolas para o campeonato.
FC Porto
O FC Porto está obrigado a vencer se quiser voltar ao segundo lugar do campeonato, isto após terem sido ultrapassados por Famalicão (empatou com o Gil Vicente) e Benfica (venceu o Santa Clara) na tabela classificativa, e se quiserem estar novamente a apenas três pontos dos leões, que venceram na sexta-feira em Arouca (3-0).
Com vitórias ao Gil Vicente (3-0), Santa Clara (0-2) e Rio Ave (2-0), todas com uma expulsão do adversário, os portistas perderam no Estádio José Alvalade e, com isso, a liderança partilhada, pelo que, à partida para a jornada 5, somavam 9 pontos, tal como os famalicenses, os açorianos e também o Vitória de Guimarães.
Com a lesão de Fábio Vieira e a presença de alguns jogadores nas seleções, Vítor Bruno não deve mudar o seu onze na receção ao Farense, mesmo após uma derrota, embora tenha aberto a porta à estreia dos reforços, sendo que Samu já o fez em Alvalade.
Equipa provável: Diogo Costa, Martim Fernandes, Zé Pedro, Otávio, Galeno, Alan Varela, Vasco Sousa, Nico González, Ivan Jaime, Pepê e Danny Namaso
Lesionados: Marcano, Zaidu e Fábio Vieira
O que disse Vítor Bruno: «Após uma derrota, a nossa vontade é atacar o jogo numa fase imediata. Nós fomentamos muito uma regra aqui dentro, que é não entrarmos em agonia mais do que 24 horas. Equipas com poucos pontos são sempre imprevisíveis. Já estive desse lado. Sei que muitas vezes se agarram a tudo e unem-se. É preciso estarmos em alerta permanente. Teremos que saber identificar a melhor forma de atacar um Farense que, do ponto de vista estrutural, posicional, poderá oferecer algumas dúvidas naquilo que foi a nossa preparação, até pelas notícias que vieram a público.»
Farense
Como foi dito anteriormente,o Farense não podia ter pedido um pior arranque de temporada, isto após ter garantindo tranquilamente a permanência na anterior, que terminou na 10.ª posição, com 37 pontos.
Com apenas um golo marcado logo no primeiro jogo oficial de 2024/25 e já com 10 golos sofridos - embora metade seja 'culpa' do Sporting - os algarvios têm de fazer muito melhor se quiserem somar o primeiro ponto do campeonato português no Dragão, e José Mota até revelou que pode mudar a disposição tática dos seus jogadores.
O técnico de 60 anos está a planear em usar três centrais no duelo com o FC Porto e também em integrar alguns reforços que chegaram no fim do mercado de transferências, o que significa que está disposto a fazer mudanças drásticas no onze para conseguir um resultado diferente neste quinto jogo.
Equipa provável: Ricardo Velho, Pastor, Artur Jorge, Raúl Silva, Marco Moreno, Derick Poloni, Miguel Menino, Cláudio Falcão, Rafael Barbosa, Mehdi Merghem e Tomané
Lesionados: Luiz Felipe, Kaique Pereira e Alex Bermejo
O que disse José Mota: «Sabemos os resultados que temos obtido, ainda não temos pontos, não era isso que pretendíamos e estamos conscientes dessas dificuldades. Internamente temos que saber o temos que mudar e fazer para que os resultados apareçam. Poderia estar a enumerar uma série de situações, mas não o farei, porque nunca me justifiquei com situações que por vezes acontecem. Gosto, sim, de perceber que temos muito para evoluir e trabalhar, temos todos que perceber e saber o que é o Farense. E dentro dessa realidade, estou convencido que no futuro vamos ter boas prestações.»