FC Porto com pontas de lança em défice de concretização
Taremi ainda não marcou esta temporada
Foto: IMAGO

FC Porto com pontas de lança em défice de concretização

FUTEBOL07.09.202312:46

Só Toni Martínez e Evanilson faturaram até ao momento nesta temporada

Um dos problemas evidenciados pelo FC Porto neste arranque do FC Porto tem sido indubitavelmente a fraca finalização, com os seus cinco pontas de lança a não terem o rendimento que certamente Sérgio Conceição desejava nesta altura. A equipa continua a ter grande caudal ofensivo, como atestam as estatísticas dos jogos, mas tem pecado imenso no capítulo de fazer golo e contra o Arouca, por exemplo, teve poucos remates enquadrados com a baliza contrária.

 

Uma pecha que urge ser trabalhada ao mais ínfimo pormenor no centro de treinos do Olival e para a qual Sérgio Conceição e restantes membros da equipa técnica já estarão a elaborar um plano no sentido de que o problema seja ultrapassado e que com isso a equipa possa ganhar com mais facilidade, o que não tem acontecido neste começo de temporada.

 

Um dos jogadores que parece estar completamente afastado da sua melhor forma, ora por questões psicológicas ora défice físico, ainda que uma coisa possa estar interligada à outra, é Taremi. Bola de Prata da edição 2022/2023 do campeonato, o internacional iraniano apresentou francamente afastado dos índices de produtividade que apresentou nos últimos anos e o FC Porto tem, por inerência, sentido falta do seu melhor goleador nas últimas temporadas. 

 

O ponta de lança ficou amplamente afetado por toda a novela que o envolveu com o Milan, Inter e Tottenham e o rendimento dentro das quatro linhas baixou de uma forma abissal, ainda que Sérgio Conceição lhe desse a titularidade nos cinco compromissos oficiais que os dragões tiveram, desde a Supertaça Cândido de Oliveira até à receção ao Arouca.

 

Para agravar a situação, Taremi tem sido o alvo de muitas críticas pelo seu comportamento no jogo com a equipa da Serra da Freita devido às várias simulações que fez para penálti. Está agora no epicentro dos comentadores, que o acusam de não está a dar um exemplo de profissionalismo, procurando tirar partido de jogadas para conquistar grandes penalidades. De momento o iraniano encontra-se ao serviço da seleção do seu país para limpar a cabeça e afastar-se um pouco da polémica em torno do seu comportamento dentro das quatro linhas.

 

De todos os pontas de lança ao serviço do FC Porto neste momento, Toni Martínez é aquele que, ainda assim, tem tido uma performance melhor neste arranque de temporada, com dois golos marcados, o primeiro em Moreira de Cónegos e o segundo na receção ao Farense. O espanhol, que tem jogado quase sempre como parceiro de Taremi na frente de ataque, mantém o instinto goleador, ele que na época passada passou a maioria dos jogos a saltar do banco para tentar agitar o ataque dos dragões. Esta temporada partiu com o estatuto de titular, com um futebol mais vertiginoso, sempre na procura da profundidade, mas vê agora reaparecer Evanilson, refeito de uma lesão muscular contraída durante o estágio que decorreu no Algarve.

 

O brasileiro, que entrou ao intervalo da partida com o Arouca, mexeu com as dinâmicas da equipa e foi considerado unanimemente como um dos melhores em campo dos azuis e brancos, não apenas pelo golo que apontou já em período de compensação, mas sobretudo pelo que acrescentou ao FC Porto, dando outras valências que até então não estavam a figurar em campo. Teve uma assistência primorosa para Wendell, deixando o compatriota na cara do golo, mas o lateral-esquerdo deixou-se antecipar pelo guarda-redes Arruabarrena, do Arouca.

 

Deixou excelentes indicações e não se mostrou minimamente limitado do ponto de vista físico, mesmo depois de várias semanas sem jogar com grande intensidade competitiva. Poderá ter aberto as portas da titularidade para a visita ao recinto do Estrela da Amadora, na Reboleira, agendada para o dia 15.

 

Além de Taremi, Toni Martínez e Evanilson, Sérgio Conceição também já deu tempo de jogo ao reforço Fran Navarro, contratado neste verão ao Gil Vicente, e ao jovem Danny Namaso, que curiosamente foi titular na Supertaça Cândido de Oliveira, em Aveiro, diante do Benfica

 

O ex-gilista tem ainda pouco espaço na equipa, uma vez que se encontra em fase de adaptação a uma nova realidade e até está ainda a conhecer as dinâmicas da equipa, uma vez que em Barcelos jogava somente como unidade única de referência no ataque e agora o FC Porto, por norma, utiliza dois pontas de lança.

 

O espanhol está a cumprir um programa rigoroso de fortalecimento muscular, que lhe permita ter outra capacidade de explosão nas suas ações, daí que o trabalho precise de algum tempo para ser solidificado e possa ser colocado em prática em prol do coletivo.

 

Por último, Danny Namaso. O inglês, aparentemente, parece estar em último lugar neste momento no rol de opções de Sérgio Conceição, mas o técnico já provou no passado que não olha a nomes quando tem de escolher o onze. A confiança no britânico continua inabalável, ele que nos treinos continua a trabalhar de uma forma afincada no sentido de reclamar uma oportunidade do treinador. 

 

AVANÇADOS NA TEMPORADA

Toni Martínez                5 jogos/2 golos

Evanilson                         1 jogo/1 golo

Taremi                               5 jogos/0 golos

Fran Navarro                  4 jogos/0 golos

Danny Namaso             3 jogos/0 golos

 

                        

AVANÇADOS NA PRÉ-ÉPOCA

Toni Martínez                3 golos/4 jogos

Fran Navarro            3 golos/5 jogos

Evanilson                         1 golo/1 jogo

Taremi                               1 golo/1 jogo

Danny Namaso             1 golo/4 jogos

Vídeos

shimmer
shimmer
shimmer
shimmer