FC Porto: Cláudio Ramos prepara-se para voltar à competição

Guardião deve ser o dono da baliza azul e branca na Amadora, diante do Sintrense. Não compete há quase meio ano. Sombra de Diogo Costa, quer mostrar-se a Vítor Bruno na prova rainha.

Cláudio Ramos apronta as luvas para regressar à competição, e logo numa prova que bem conhece, a Taça de Portugal.

Habitual titular nos jogos das taças nacionais, pelo menos sob a égide de Sérgio Conceição, o guarda-redes de 32 anos será, ao que tudo indica, aposta inicial de Vítor Bruno no primeiro encontro dos dragões na prova rainha, na terceira eliminatória, frente ao Sintrense, emblema do Campeonato de Portugal.

O guardião não compete em partidas oficiais há quase seis meses, altura em que cumpriu os 90 minutos em Rio Maior, ante o Casa Pia, na 30.ª jornada do campeonato passado.

Na época transata, refira-se, foi dono das redes portistas em quatro partidas da Taça de Portugal, nas duas primeiras rondas (terceira e quarta eliminatórias) e nas duas mãos da meia-final, contra o Vitória de Guimarães. Falhou o duelo dos ‘quartos’, nos Açores, com o Santa Clara, e a final, no Jamor, diante do Sporting.

Já na Taça da Liga, foi titular nos dois jogos da fase de grupos, onde a equipa de Sérgio Conceição foi eliminada. Registou ainda duas aparições no campeonato, uma delas no decorrer da partida na Amoreira (27.ª jornada), após a expulsão de Diogo Costa, e a outra com os casapianos.

Cláudio Ramos prolongou o vínculo ao emblema azul e branco em meados de junho deste ano, quando assinou novo contrato válido até 2027.

Na altura, o guarda-redes abordou o facto de ser a sombra de Diogo Costa, destacando a importância que teve nas conquistas do clube, apesar de confessar que gostaria de ter jogado mais. «Apesar de não ter jogado tanto como gostaria, sei que desempenhei um papel bastante importante na equipa e que fui importante nos títulos que conquistámos», recordou, no momento de firmar o vínculo.

Desde que ingressou no FC Porto, o guardião ex-Tondela soma 24 jogos pela equipa principal, mais quatro nos ‘bês’. Cumpre a quinta época de dragão ao peito, depois de vários anos a brilhar entre os postes pelos beirões.

No plantel principal dos azuis e brancos, além de Cláudio Ramos e Diogo Costa, há ainda Samuel Portugal, que nunca fez um jogo oficial, e o jovem Gonçalo Ribeiro, atualmente ao serviço da Seleção nacional sub-19.