Algarvios ainda não pontuaram na Liga e arouquenses somam três pontos, fruto de uma vitória frente ao Nacional. Leão regressa ao São Luís para tentar caçar um lobo desfalcado devido a lesões.
Ainda sem qualquer ponto obtido nas cinco primeiras jornadas da Liga, o Farense recebe na 6.ª ronda o Arouca neste domingo, às 18:00h no São Luís, em Faro, num jogo de elevada importância para os dois clubes, com três pontos a separá-los, fruto do triunfo dos arouquenses na 3.ª jornada, quando receberam o Nacional. Na 5.ª jornada o Farense saiu derrotado do Dragão (1-2) diante do FC Porto e o FC Arouca perdeu (0-3) na receção ao Sporting. Luís Godinho (AF Évora) vai arbitrar o encontro e será auxiliado por Rui Teixeira e Pedro Mota. No VAR/AVAR vão estar André Narciso (AF Setúbal) e Vasco Marques (AF Lisboa).
No histórico de confrontos, os dois clubes já se defrontaram por cinco vezes, com vantagem do Arouca, que venceu dois jogos [um deles no São Luís], tendo o Farense triunfado numa única ocasião, na época passada, por 2-0, no São Luís, naquele que é o único jogo disputado em casa para a Liga. O Arouca também já venceu no recinto dos algarvios, 1-3 em 2018/2019, para a Taça de Portugal. O Farense marcou em todos os jogos em que defrontou o Arouca.
O Farense perdeu nas cinco primeiras jornadas da Liga e com zero pontos ocupa a última posição da tabela classificativa e se juntarmos os dois últimos encontros da temporada passada, registam uma sequência de sete derrotas consecutivas.
Até ao momento os algarvios apontaram apenas dois golos, na 1.ª jornada por Álex Bermejo frente ao Moreirense e no Dragão, na 5.ª, por Tomané, no jogo com o FC Porto e com 12 golos sofridos, têm a pior defesa do campeonato. São números que não se podem ignorar e que preocupam, como reconheceu o treinador José Mota na antevisão ao jogo.
Contudo, os algarvios sabem que um triunfo hoje sobre os arouquenses significa a ultrapassagem ao Estrela da Amadora e igualam o adversário direto desta tarde e que poderá relançar a equipa no campeonato. Esse dado será um fator extra de alento para os leões de Faro, tal como o regresso ao São Luís quatro jogos depois – apenas um jogo realizado na 1.ª jornada com o Moreirense - porque a receção ao Sporting, na 3.ª, foi no Estádio Algarve. Marco Matias, lesionado no tendão de Aquiles da perna esquerda é baixa certa.
Equipa provável (3X4x3)
Ricardo Velho; Artur Jorge, Marco Moreno e Raul Silva; Pastor, Cláudio Falcão, Ângelo Neto e Derick Poloni; Medhi Merghem, Tomané e Álex Bermejo
Lesionado: Marco Matias (77)
Castigados: nada a assinalar
A antevisão do treinador José Mota
No último lugar na tabela classificativa, algarvios recebem neste domingo (18:00h) o Arouca, que está a três pontos de distância. Treinador aponta a um triunfo, o que poderá significar deixar essa incómoda posição.
O Arouca soma quatro derrotas no campeonato, duas delas consecutivas. Fora de casa, perdeu os dois jogos que realizou e ocupa a 16.ª posição na Liga. Se olharmos para as duas últimas edições da Liga e para as últimas jornadas, os lobos não venceram (três empates e duas derrotas) nas cinco derradeiras jornadas de 2023/2024 e prolongaram esse jejum nas duas primeiras desta época. Ou seja, nos últimos 10 jogos que realizaram na Liga, venceram apenas um.
Esse triunfo foi conseguido nesta época, por 1-0 na receção ao Nacional na 3.ª jornada, a 25 de agosto, com Henrique Araújo (27) a apontar o golo. David Simão, diante do Moreirense para na 2.º ronda, foi o autor do outro golo que os arouquenses têm na competição.
A falta de golos – apenas dois apontados, tal como o Farense - tem marcado a diferença para a boa campanha realizada na temporada anterior, a que não tem sido alheia a perda das referências ofensivas, como Rafa Mujica e Cristo González. Mas, essa questão, não preocupa o treinador Gonzalo García, que na antevisão ao jogo afirmou que a equipa tem construído oportunidades com qualidade.
Se perder em Faro, o Arouca será apanhado pelos algarvios na classificação, mas tem a garantia de que não cairá para a última posição, por via da derrota do Estrela da Amadora [tem dois pontos] ontem nos Açores, com o Santa Clara. Para este confronto no Algarve, o lobo surge debilitado, devido ao número significativo (8) de jogadores entregues ao departamento clínico: Matías Rocha, Galovic, Mateus Quaresma, Kouassi, Pedro Moreira, Oriol Busquets, Vitinho e Henrique Araújo.
Equipa provável (4x2x3x1)
Nico Mantl; Tiago Esgaio, Jose Fontán, Chico Lamba e Amadou Danté; David Simão e Mamadou Loum; Jason Remeseiro, Taichi Fukui e Morlaye Sylla; Uladzislau Marozau
Lesionados: Matías Rocha, Galovic, Mateus Quaresma, Kouassi, Pedro Moreira, Oriol Busquets, Vitinho e Henrique Araújo
Castigados: nada a assinalar
A antevisão do treinador Gonzalo García
Gonzalo García desvaloriza atual 16.ª posição e possível queda para o último lugar. Treinador garante que o grupo está tranquilo