Famalicão - Gil Vicente: famalicenses querem retomar trilho das vitórias frente a galos consistentes
Brasileiro Sorriso tem sido um dos grandes destaques do excelente início de época da formação de Vila Nova. (Foto: Famalicão)

ANTEVISÃO Famalicão - Gil Vicente: famalicenses querem retomar trilho das vitórias frente a galos consistentes

NACIONAL14.09.202408:30

Sem Armando Evangelista no banco, Famalicão vai querer dar resposta à derrota em Guimarães. Rafa Soares espreita estreia no lado esquerdo da defesa. Gil Vicente quer dar seguimento ao bom momento

A partir das 20h30, Famalicão e Gil Vicente medem forças para a 5.ª jornada da Liga, naquele que será o segundo dérbi minhoto consecutivo para os famalicenses, que tentarão aqui reagir à primeira derrota da temporada (1-2). Esse desaire no D. Afonso Henriques deixou sequelas, já que Armando Evangelista foi expulso por críticas à arbitragem e não poderá estar sentado no banco de suplentes.

A partida será arbitrada por Hélder Malheiro, auxiliado por Luís Ferreira no VAR.

FAMALICÃO

O início de temporada do Famalicão foi arrasador: começou por tombar o Benfica (2-0), ‘passeou’ em casa do Estrela da Amadora (3-0) e também bateu o Boavista (2-0), na 3.ª jornada. Até aí, três jogos, três vitórias, sete golos marcados e zero sofridos, com a liderança partilhada da classificação.

O ‘conto de fadas’ foi interrompido à 4.ª jornada no D. Afonso Henriques, com derrota por 1-2 ao cair do pano e com repercussões para esta partida com o Gil Vicente, já que Armando Evangelista foi expulso por críticas à arbitragem e não poderá estar sentado hoje no banco.

No que toca ao onze inicial, há praticamente uma certeza: a saída de Francisco Moura para o FC Porto deverá abrir portas à estreia de Rafa Soares no lado esquerdo da defesa. Já no ataque, Sorriso e Rochinha estarão nas alas, restando a  interrogação sobre quem será o ‘homem golo’ entre Mario González, que espreita a primeira titularidade, e Óscar Aranda.

ONZE PROVÁVEL (4x2x3x1)

Zlobin; Lucas Calegari, Mihaj, De Haas e Rafa Soares; Topic e Zaydou; Sorriso, Gustavo Sá e Rochinha; Mario González

Lesionados: nada a registar

Castigados: nada a registar

A FIGURA: SORRISO

Chegou a meio da época passada, teve impacto imediato e o arranque de 2024/25 foi muito prolífico para o extremo brasileiro. Marcou ao Benfica, ao Estrela e em Guimarães e tem sido autêntica dinamite para os defesas esquerdos contrários.

O QUE DISSE O TREINADOR

Armando Evangelista: «Fizemos história no clube e queremos voltar a ganhar»

13 setembro 2024, 14:48

Armando Evangelista: «Fizemos história no clube e queremos voltar a ganhar»

Treinador enfatiza o melhor arranque de sempre do Famalicão na Liga e diz que a equipa está preparada para reagir ao desaire da última jornada; duelo com o Gil Vicente é mais um dérbi do Minho e técnico quer essa paixão traduzida na conquista de mais três pontos; os elogios a Francisco Moura e a satisfação pela contratação do seu sucessor, Rafa Soares

GIL VICENTE

O conturbado arranque de temporada, com a saída de Tozé Marreco horas antes da estreia na Liga, em casa do FC Porto, foi rapidamente esquecido. Depois do desaire no Dragão, a entrada de Bruno Pinheiro deu novamente estabilidade à equipa e os galos ainda não sabem o que é perder com o novo treinador. Venceram o Aves SAD (4-2), num jogo de loucos, e depois empataram sem golos frente a Estoril e SC Braga, conseguindo travar o favoritismo da equipa de Carlos Carvalhal na última partida antes da pausa para as datas FIFA.

ONZE PROVÁVEL (4x3x3)

Andrew; Zé Carlos, Buatu, Rúben Fernandes e Sandro Cruz; Gbane, Jesús Castillo e Kanya Fujimoto; Tidjany Touré, Cauê dos Santos e Félix Correia

Lesionados: Facundo Cáseres e Yaya Sithole

Castigados: nada a registar

A FIGURA: KANYA FUJIMOTO

Criatividade, imprevisibilidade... e golo. O japonês esteve em grande na temporada passada - 5 golos e 8 assistências - e tem sido a 'bandeira' deste Gil 2024/25. É por ele que passam muitas das ideias ofensivas da equipa e na partida frente ao Aves SAD e promete ser um dos imprescindíveis de Bruno Pinheiro.

O QUE DISSE O TREINADOR