22 agosto 2024, 18:43
FC Porto: Francisco Moura é alvo para a lateral-esquerda
Defesa do Famalicão interessa aos dragões, que já iniciaram contactos com o emblema minhoto
Famalicão volta a destacar-se com a venda de Luiz Júnior por 12 milhões ao Villarreal; interesse do FC Porto em Francisco Moura; sucesso do modelo de negócio
A recente venda de Luiz Júnior e o interesse do FC Porto em Francisco Moura confirmam o sucesso do modelo de negócio que Miguel Ribeiro implantou desde que assumiu a liderança do Famalicão, em agosto de 2019, após o regresso do clube ao escalão principal do futebol português.
22 agosto 2024, 18:43
Defesa do Famalicão interessa aos dragões, que já iniciaram contactos com o emblema minhoto
Miguel Ribeiro, antigo diretor desportivo, tem um plano bem delineado para o Famalicão: adquirir jovens jogadores, promovê-los ao plantel principal e, posteriormente, vendê-los a um bom preço, sem descurar o projeto desportivo. Assim, sempre que um jogador é vendido, outro com características semelhantes deve ser integrado.
O jogador mais recente a ser vendido foi Luiz Júnior, por 12 milhões de euros, ao Villarreal. O guarda-redes brasileiro, uma das primeiras aquisições de Miguel Ribeiro, foi adquirido a custo zero ao Mirassol-SP. Esta venda é a terceira maior da história do Famalicão, igualando a venda de Otávio para o FC Porto, e ficando atrás apenas das transferências de Pedro Gonçalves (13,5 milhões de euros) e Manuel Ugarte (24,5 milhões de euros). Ugarte, atualmente no PSG, foi inicialmente vendido por 12,5 milhões de euros, mas o cumprimento de objetivos e a compra de parcelas por parte dos leões fizeram aumentar a verba inicial.
20 agosto 2024, 12:01
Emblema espanhol anuncia contratação do guarda-redes brasileiro que representava o Famalicão, confirmando-se, assim, a notícia avançada em primeira mão por A BOLA no passado sábado; valores da transferência não foram (ainda) revelados, mas SAD minhota recebe uma verba a rondar os 12 milhões de euros; contrato do guarda-redes com o 'Submarino Amarelo' é válido até 2030
Ainda na casa dos oito digitos, Iván Jaime foi vendido por 10 milhões de euros ao FC Porto, no mercado de verão da época passada.
Outras vendas notáveis incluem Charles Pickel (5 milhões, Cremonese), Alexandre Penetra (4,5 milhões, AZ Alkmaar), Toni Martínez (3,2 milhões, FC Porto), Puma Rodríguez (3 milhões, Estrela Vermelha), Jhonder Cádiz (3 milhões, Club León) e Anderson Silva (2 milhões, Beijing Guoan). No total, o Famalicão arrecadou cerca de 92 milhões de euros em vendas nos últimos cinco anos e o saldo pode aumentar até ao final do atual mercado de transferências.
No entanto, houve despesas, uma vez que nem todos os jogadores chegaram ao clube a custo zero. Até ao momento, o Famalicão gastou cerca de 25 milhões de euros em contratações. A época 2020/21 foi a mais dispendiosa, com a compra de Manuel Ugarte por cerca de 9 milhões de euros ao CA Fénix. No ano anterior, Pedro Gonçalves foi adquirido ao Wolverhampton por 1,3 milhões de euros. Excluindo a época 2020/21, a média anual de gastos em contratações é de 2,4 milhões de euros.