Benfica-FC Porto, 4-1 «Exibição à Benfica», distância para o Sporting e aprendizagens de Munique: tudo o que disse Lage
Treinador do Benfica reagiu à vitória enfática sobre o FC Porto em conferência de imprensa
— Sente que o terceiro anel do Estádio da Luz está orgulhoso do que os seus jogadores fizeram neste Clássico?
— Não é só o terceiro anel, todos os benfiquistas devem estar orgulhosos do que fizemos. Foi uma exibição à Benfica do primeiro ao último minuto e é uma vitória muito justa da nossa parte.
— Que importância tem este resultado, tanto por ser frente a um rival direto e por ser uma resposta à derrota com o Bayern?
— Não é resposta nenhuma. Nós tínhamos era de reagir, sendo que o momento não era bom, o que importante a realçar é a exibição à Benfica que tivemos.
— Depois de ter mudado tanto a equipa em Munique e de ter corrido tão mal, que conclusões tira após esta vitória, se é assim que o Benfica tem de jogar sempre, e se pensou demasiado pequeno na última jornada europeia?
— Pensamos sempre da mesma maneira, procuramos sempre o jogo com bola, qual a melhor forma de termos a bola no nosso momento ofensivo, a partir daí percebemos qual é a melhor estratégia para o jogo e como é que vamos defender. Fizemos assim com o Atlético Madrid, com o Bayern e com o FC Porto. É assim que trabalhamos e o mais importante é que, a cada momento menos bom, a equipa consiga reagir e exibir-se à Benfica como fez com o FC Porto. É isso e a jogar a cada três dias, continuarmos a crescer, a evoluir, a ter mais exibições destas e a sermos mais consistentes.
— Estando um terço do campeonato cumprido, quão importante é esta vitória, tendo também em conta a saída de Ruben Amorim do Sporting, que impacto é que isso poderá ter no campeonato?
— Ninguém vence campeonatos à 11.ª jornada e o nosso campeonato tem sido exemplo disso, várias vezes as equipas partem na frente e não terminam em primeiro. Para nós é uma vitória importante porque reforça o trabalho que vamos fazendo e o que podemos fazer é sermos mais sólidos, consolidar processos e sermos mais consistentes nas exibições.
— Como agora o Benfica depende apenas de si próprio para chegar ao 2.º lugar, acredita que com esta vitória o Benfica relançou o campeonato?
— Dependemos também só de nós próprios para chegarmos ao 1.º lugar. Não é só para o 2.º lugar. Temos o jogo em atraso com o Nacional e os dois jogos com o Sporting. Neste momento temos essa desvantagem do jogo em atraso e de estarmos a oito pontos do Sporting. Temos de continuar a fazer crescer a equipa e ter mais exibições como aquelas que tivemos com o FC Porto. Perdemos agora praticamente todos os jogadores, ficamos agora com seis, ou sete jogadores. Daqui a duas semanas jogamos com o Estrela da Amadora para a Taça de Portugal e o nosso foco é esse, fazer crescer a equipa e vencer o próximo jogo.
— Ao minuto 39, houve uma manifestação de adeptos com tochas que pararam o jogo e pouco depois o FC Porto faz o golo. Acha que o Benfica perdeu o foco nesse momento e foi um erro de atitude por parte dos adeptos?
— Eu acho que foi ao minuto 37 e até pensei que fosse uma homenagem ao título n.º 37 que nós vencemos aqui enquanto equipa técnica.
— Esta vitória é uma declaração de que o Benfica vai lutar até ao fim e o jogo do próximo mês com o Sporting assume agora uma importância fora do vulgar?
— Este jogo não foi decisivo, mas foi importante. Quando chegámos tínhamos cinco pontos de desvantagem, agora temos oito por causa do jogo a menos. Por isso todos os jogos vão ser muito importantes para nós porque queremos conquistar o título. Sobre o jogo com o Sporting, não lhe sei dizer... sei que é no próximo mês, mas primeiro terei o jogo com o Estrela da Amadora, depois um jogo da Liga dos Campeões e depois outros jogos. São todos jogos importantes, o que vemos é o jogo seguinte.
Com esta vitória, o Benfica chega aos 25 pontos na Liga e só está a dois do FC Porto, sendo que as águais ainda têm um jogo em atraso, com o Nacional. O Sporting continua a liderar o campeonato, com 33 pontos.